quinta-feira, 10 de junho de 2021

Fortaleza: Professores e alunos de Uece são intimados após 'atos antifascistas'

 

Professores e alunos de universidade cearense são intimados após 'atos antifascistas'
Foto: Divulgação/GOV-CE

Quatro professores e cinco estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram intimados, nesta quinta-feira (6), a comparecer à Polícia Federal (PF) para prestar, segundo a instituição de ensino, esclarecimentos sobre ação que apura “atos antifascistas”, “organização de polícia ideológica” e “perseguição [a grupos] por serem cristãos, bolsonaristas e não quererem declarar voto no candidato do Partido dos Trabalhadores”.

 

De acordo com o portal Metrópoles, a ação teve início em 2018 e o Ministério Público Federal (MPF) afirmou não existir viabilidade na acusação. O inquérito, no entanto, ainda não foi arquivado.

 

O professor Francisco Luciano Teixeira Filho, um dos intimados, publicou em uma rede social o mandado da PF. “Então, vi agora o inquérito. Exatamente isso: uma aula pública sobre fascismo, quem colocou antifa na foto do perfil do Facebook e uma pichação no banheiro são as provas de um ‘organização de polícia ideológica antifascista’. Eu tenho que dar mais aula!”, escreveu o docente.

 

Em comunicado à imprensa, a Uece manifestou “incondicional apoio institucional aos professores e aos estudantes que estão sendo alvo dessa intimação que fere a liberdade de expressão e de ‘aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber’  (Constituição Federal, Art. 206)”.

 

A universidade ressaltou também que os professores intimados, em momento algum, perseguiram alunos por terem posicionamentos divergentes. “Na verdade, discussões e posicionamentos diversos são os pilares da academia.”

 

“Em tempos de obscurantismo e de retrocessos, comprometemo-nos, obviamente, com a verdade dos fatos e reiteramos nosso compromisso com a democracia, com a autonomia universitária – a nós garantida pela Constituição Federal – e com o Estado Democrático de Direito, além de apoiarmos incondicionalmente os membros de nossa comunidade acadêmica nessa luta. Iluminando caminhos, seguimos firmes em defesa da democracia”, prosseguiu.


fonte:BN - 10/06/2021 22h:47min.

0 comentários:

Postar um comentário