A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA), Daniela Borges, comentou durante sua participação no JusPod - podcast jurídico do Bahia Notícias - sobre um cadastro que pode impedir que violador de prerrogativas volte à advocacia. Segundo a presidente, este é um dos principais desafios da Ordem atualmente.
"A gente teve um caso absurdo em dezembro de um magistrado que praticamente partiu para agressão física contra advogados. Nós já ajuizamos ações contra esse magistrado, tanto na esfera cível quanto na esfera criminal. A OAB fez isso. Fizemos o desagravo também na porta do Fórum, mas adotamos as medidas", explicou.
A presidente da OAB-BA citou ainda a criação do Cadastro Nacional de Autoridades Violadoras de Prerrogativas, pelo Conselho Federal da Ordem, como uma das medidas para combater as violações enfrentadas pela categoria.
"Quando uma autoridade é inscrita nesse cadastro, se ela tentar pedir a OAB dela, a OAB dela será negada. Porque tem uma súmula do Conselho Federal que diz que a violação de prerrogativas gera inidoneidade. Ou seja: não dá pra autoridade passar toda a vida dela desrespeitando a advocacia e um belo dia querer ser advogado. As portas da OAB estarão fechadas pra ela", garantiu, destacando, contudo, que a maioria da magistratura tem atitudes positivas e respeitosas no dia a dia.
"O Desagravo tem uma importância hoje essencial para que essa autoridade não possa voltar depois para a advocacia. Percebam que não é só ato ali. E, além disso, a gente adota todas as medidas judiciais", justificou. "E ainda digo mais: nenhuma autoridade gosta de ter um desagravo contra si. A gente teve uma ação contra a OAB para impedir a gente de fazer desagravo. Porque isso gera uma comoção em quem é algo do desagravo", completou.
Assista a outros destaques da participação de Daniela Borges no JusPod:
Desafios de acesso a direitos na maternidade: "Eu não fui [a um evento] porque fiquei traumatizada com aquela experiência"
A Era do Instagram e TikTok: "O problema é quando as pessoas fazem a publicidade fora dos parâmetros"
Daniela Borges explica por que não decidiu se tentará reeleição na presidência da OAB-BA
Fonte: BN /reprodução - 02/04/2024
0 comentários:
Postar um comentário