quarta-feira, 30 de julho de 2025

Roma: Imprensa Italiana repercute prisão de Carla Zambelli: "invasão ao sistema do CNJ é uma mancha"


                                         Foto:reprodução


A prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) em Roma, na Itália, ganhou ampla cobertura em jornais e agências internacionais. Zambelli foi localizada após fugir do Brasil, onde foi condenada a dez anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar de Zambelli ter alegado que a dupla cidadania a tornaria “intocável” na Itália, veículos como Corriere della Sera, La Repubblica e a agência Ansa ressaltaram que a legislação italiana permite a extradição de cidadãos italianos em casos específicos.

Cobertura internacional destaca acusações

A imprensa italiana destacou os dois principais fatores que levaram à prisão: a condenação por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para emitir uma ordem de prisão falsa contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e a acusação por porte ilegal de arma em episódio durante a campanha eleitoral de 2022.

O Corriere della Sera destacou a conjuntura da situação de Zambelli, destacando a atuação de parlamentares italianos na localização da brasileira, além da do ministro Piantedosi explicou, que afirmou que "iniciado diligências investigativas visando localizar a mulher, em consulta com as autoridades judiciárias de Roma, que foram imediatamente informadas do fato".

Já o La Repubblica mostrou as ligações de Zambelli com a família Bolsonaro, e afirmou que o vice primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini quer conhecer a parlamentar. Outros portais que repercutiram o caso foi o 24 Ore e o Il Messaggero, destacando a atuação do deputado italiano Angelo Bonelli na localização da deputada.

O jornal espanhol El País chamou a brasileira de "símbolo do bolsonarismo", afirmou que Moraes é o "inimigo número 1 da extrema-direita" e considerou o caso da invasão ao sistema do CNJ como uma "mancha" no currículo da parlamentar, além de abordar o caso do porte ilegal de arma.


Fonte: REVISTA FÓRUM C/ADAPTAÇÕES 30/07/2025


0 comentários:

Postar um comentário