domingo, 22 de fevereiro de 2026

EUA: Alckmin diz que tarifa de 15% dos EUA deixa Brasil mais competitivo


                                Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços            Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil



O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSD), afirmou neste domingo (22), em Aparecida (SP), que as  tarifas globais de 15% impostas pelos Estados Unidos são positivas para o mercado brasileiro. Segundo ele, a padronização da alíquota entre os países favorece a competitividade dos produtos nacionais.

Foi positiva, porque estabeleceu que a alíquota deve ser igual para todos. Inicialmente era 10%, na última ordem executiva foi para 15%”, declarou durante o lançamento da Campanha da Fraternidade no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Moradia”.

Alckmin argumentou que o Brasil vinha enfrentando tarifas mais elevadas que outros concorrentes e que a mudança tende a impulsionar exportações para o mercado americano.

É positivo para o Brasil por duas razões. Primeiro, porque tínhamos uma alíquota mais alta em relação aos demais competidores. Muitos países tinham 10%, 15%, e nós 50%. Isso ajudou muito a competitividade dos produtos brasileiros”, disse. “E é justa, porque a tarifa média de entrada dos produtos americanos no Brasil é 2,7%.”

Embora os Estados Unidos não sejam o principal parceiro comercial do Brasil, posição ocupada pela China, seguida pela União Europeia —, Alckmin ressaltou que o mercado americano é relevante por importar produtos industrializados.

Eles compram valor agregado, produto industrial, manufatura, motores, máquinas. Então, tudo isso é beneficiado”, afirmou. 

Para o vice-presidente, a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos EUA, prevista para março, pode ampliar o diálogo.

Acho que tem uma avenida de negociação com a ida do presidente Lula para os Estados Unidos, para abordar ainda além das questões tarifárias, questões não tarifárias”, disse.

Alckmin demonstrou preocupação com a manutenção de investigações comerciais contra o Brasil com base na chamada Seção 301 da legislação americana.

Ele citou o Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, mencionado por autoridades dos EUA como um dos pontos sob análise.

O Pix é um exemplo para o mundo, altamente benéfico à população, sem custo, com garantia e segurança. Outras questões vão ser esclarecidas. Isso já aconteceu no passado e o Brasil esclareceu”, afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de disputar outro cargo nas próximas eleições, além da vice-presidência, Alckmin evitou responder diretamente.

“Existem dois tipos de ansiosos: os jornalistas e os políticos”, afirmou, encerrando a coletiva.

Fonte: Luis Granado/Portal IG- 22/02/2026


0 comentários:

Postar um comentário