quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Opinião: Fim do governo Bolsonaro: Eles acreditaram

 foto: 20/12/2022/reprodução  
                                             

                      
No início da década 1980, o brilhante comediante Jô Soares dentro do programa "Viva o Gordo" criou e interpretava um personagem chamado "Alvarenga" que estava sempre se martirizando por ter confiado em alguém ou numa notícia que claramente não aconteceria e de fato não tinha se concretizado. Por exemplo, quando a excelente seleção brasileira de futebol de 1982 era favorita a conquista do tetra na Espanha, que não aconteceu, ele logo se autoflagelava, gritando desesperado: “Eu acreditei, eu acreditei!!!” 

Passados 40 anos, uma grande parcela da sociedade brasileira se tornaram milhões de "Alvarenga". Pois acreditaram em:

1- Alguém que foi um oficial indisciplinado, que jurou amor a pátria, mas que foi para reserva por fazer plano de colocar bombas em quartéis do exército.

2- Alguém que ficou 28 anos numa Câmera Federal sendo parlamentar medíocre pudesse se tornar um bom Presidente da República.

3- Alguém que se diz defensor dos valores "cristãos", mas que defende abertamente a tortura e admirador de torturadores.

4-Alguém que fala da defesa da família brasileira, mas tem 5 filhos, de 3 casamentos. 

5- Alguém que deu dinheiro público a emissoras de TVs abertas adquirindo novelas, filmes e mini séries para passar nas programações da madrugada da TV Brasil que é uma estatal, em troca de apoio político.

6- Alguém sem empatia alguma para com milhões de famílias brasileiras que perderam seus entes queridos durante a pandemia da Covid-19.

7- Alguém que "defendeu a imunidade de rebanho", que criticou uso de mascaras no auge da pandemia.

8- Alguém que criticou o isolamento social para justificar a crise econômica. Que distorceu falas do diretor- geral da OMS Tedros Adhanan.

7- Alguém que atrasou compras da vacina para a Covid, e foi garoto propaganda de remédios comprovadamente sem eficácia para a doença, segundo a ciência.

8- Alguém que teve 4 ministros da Saúde, 4 da Educação, e números que envergonharam o país nos ministérios do Meio Ambiente com Ricardo Salles, nos Direitos Humanos com Damares Alves e na Cultura com Mário Frias.

9-  Alguém admirador de líderes da extrema-direita pudesse ser uma democrata.

10- Alguém que desmantelou todas as políticas públicas em vigência no país, principalmente na Educação.

11- Alguém que deixou a parcela mais vulnerável da população 3 meses sem o auxilio-Emergencial (Janeiro-Março/21) num momento ainda crítico da pandemia.

12- Alguém que desde a assunção em 2019 a presidência, questionou o sistema eleitoral brasileiro, quando na época havia disputado 9 pleitos, ganhando todos, e destes 6 pelas urnas eletrônicas.

13- Alguém que cometeu incitação ao crime ao associar HIV a vacina, segundo a PF(Polícia Federal).

14- Alguém que "imitava" uma pessoa com falta de ar, quando se falava da pandemia da Covid-19,e que era preciso deixar de ser um "país de maricas". 

15- Alguém que promoveu a mais perversa reforma de um governo, que foi a Reforma da Previdência, deixando de fora, os militares.

16- Alguém que promoveu a volta da inflação e o retorno do país ao mapa da fome.

17- Alguém que não respeitou a constituição, as instituições, e a imprensa.

18- Alguém que deu dinheiro público para blogs de aliados promoverem  FakeNews.

19- Alguém que perdoou dívidas milionárias perante a Fazenda Nacional de "líderes" evangélicos e suas denominações para manutenção de apoio em sua tentativa de reeleição.

20- Alguém que aceitou receber "profetadas" desses mesmos líderes, onde diziam que ele seria reeleito, quando ele tinha em mãos levantamentos sérios que diziam o contrário, e afirmava aos seus eleitores que não acreditava nas pesquisas.

21- Alguém que isolou o país perante a comunidade internacional.

22- Alguém que incentivou e facilitou o armamento da população civil com decretos que beneficiaram a a indústria das armas.

Listei coincidentemente 22 motivos, mas a lista é bem maior com certeza. Acreditaram em alguém que foi um oficial das Forças Armadas medíocre, um parlamentar medíocre e um Presidente da República também medíocre. E bem disse um dia o filosofo Sócrates."A mentira nunca vive o suficiente para envelhecer." No caso de presidente Bolsonaro, só durou sofridos quatro anos.


                                                                                                                                      Jorge  Luiz

                                                                                 Pedagogo/Criador e Editor do Blog Fique Informado   

0 comentários:

Postar um comentário