segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Nos EUA: Bolsonaro mostra todo o seu desprezo e ofende países da África

 

Bolsonaro quando presidente desprezou o continente Africano - foto:reprodução
                                           

Nos EUA desde o último dia 31 de dezembro de 2022, quando fugiu do Brasil a fim de evitar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ofereceu um discurso no evento SA Summit 2023 (Cúpula 2023 para a América do Sul, em tradução livre), onde mostrou todo o seu racismo e desprezo pelo continente africano. Tentando fazer críticas ao atual governo e buscando qualificar Lula como um autoritário, o político de extrema direita acabou por ofender, de forma generalizada, todos os países da África.

“Quem está no governo atualmente, infelizmente, tem se aproximado das ditaduras da América do Sul e fora também. Agora vai fazer uma turnê pela África. Devemos sempre buscar, não desprezando os mais humildes, os países que podem nos oferecer algo”, declarou. Em outras palavras, dentro da lógica do ex-presidente, um continente inteiro não teria “nada a oferecer” para o Brasil.

Além da ofensa à África, Bolsonaro voltou a associar Lula ao autocrata Daniel Ortega, que governa a Nicarágua com mão de ferro e discurso esquerdista. “De quem o atual presidente é amigo? De Ortega, por exemplo, da Nicarágua, que acabou de decretar a prisão de um bispo que ousou criticar certas medidas do governo. Não podemos entrar nesse trenzinho de Cuba, Venezuela, Argentina, Chile e Colômbia”, afirmou, deixando claro que, além da África, também a América Latina não serve para o Brasil em sua visão.

Restaria, a um não concretizado segundo governo Bolsonaro, relacionar-se apenas com a Hungria, a Turquia e a Rússia, que representam um grupo seleto de países governados por autocratas de extrema direita, assim como ele. Sem Trump, os EUA saíram da lista. Bolsonaro ainda disse que está nos EUA para ‘denunciar o que está acontecendo’. Ou seja, para acusar Lula e o novo governo de cumplicidade com líderes autoritários, o que obviamente não corresponde à realidade.

Lula na África

Sobre a ida à África, Lula declarou que o continente será uma das prioridades do Brasil. O petista participará da cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em julho e em seguida fará uma série de visitas a países africanos. Uma visita à África do Sul já está marcada para agosto.

Fonte: Revista Fórum - 27/02/2023

0 comentários:

Postar um comentário