terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Bahia: Governador rebate vereador de Caxias-RS após ofensas a trabalhadores baianos




foto:reprodução/facebook oficial do governador




O governador Jerônimo Rodrigues(PT) repudiou veemente através das redes sociais o que disse o vereador  de Caxias do Sul Sandro Fantinel (Patriotas) que culpou  os empregados baianos  pelas condições em que foram encontrados. O vereador usando o seu tempo na sessão ordinária da Câmera Municipal afirmou:  "Um agricultor me ligou e pediu para eu ver um alojamento onde ficam os trabalhadores temporários e não dava para entrar do fedor de urina, da imundície que eles deixaram em uma semana. E a culpa é de quem? O patrão vai ter que pagar o empregado para fazer limpeza para os bonitos? Temos que botar eles em um hotel cinco estrelas para não termos problema com o Ministério do Trabalho?". " Depois ao se dirigir as empresas disse: "Não contratem mais aquela gente lá de cima. Contratem argentinos. São limpos, trabalhadores, corretos e quando vão embora ainda agradecem pelo trabalho".  "Nunca tivemos problema com um grupo de argentinos. Agora com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema. E que isso sirva de lição. Que vocês deixem de lado esse povo que está acostumado com Carnaval e festa", 

Disse o governador Jerônimo Rodrigues no seu facebook oficial, conforme abaixo:

"Hoje, um vereador do Rio Grande do Sul defendeu o trabalho escravo nas vinícolas do estado e ainda foi xenofóbico e racista com baianas e baianos. Eu repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que tratem nenhum nordestino ou baiano com preconceito ou rancor.

É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana. Determinei, portanto, a adoção de medidas cabíveis para que o vereador seja responsabilizado pela sua fala.
Enquanto eu for governador da Bahia, irei combater firmemente qualquer tentativa de explorar ou escravizar nosso povo. O @govba seguirá enfrentando o trabalho escravo e combatendo toda forma de violência e discriminação."


0 comentários:

Postar um comentário