foto:reprodução
O líder do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, morreu em um acidente aéreo na tarde desta quarta-feira (23) na região de Tver, na Rússia.
A informação é confirmada pela RIA Novosti, agência de notícias estatais da Rússia e pelo Ministério de Situações Emergenciais do governo Putin.
A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia informou que a lista de passageiros inclui o nome e sobrenome do chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin. Eles também enfatizaram que iniciaram uma investigação sobre o acidente.
“Havia dez pessoas a bordo, três delas eram tripulantes. De acordo com informações preliminares, todos a bordo morreram”, destacou o Ministério de Situações Emergenciais em comunicado.
Confira vídeo:
Quem é Yevgeny Prigozhin?
Yevgeny Prigozhin era um empresário russo, fundador do grupo Wagner, uma equipe de mercenários privados ligados ao exército russo que atuou na Síria, no Mali, na República Centro-Africana e na Ucrânia.
O grupo ganhou poder por sua eficiência em combate, além de grande notoriedade por ter liderado os esforços russos na cidade de de Bakhmut, na Ucrânia.
Prigozhin tentou realizar um motim armado contra o presidente Vladimir Putin, abrindo uma coluna armada contra o governo russo em busca de mais recursos e poder nas decisões referentes à Guerra da Ucrânia.
O motim foi deflagrado em 25 de junho e, no mesmo dia, já era dado como um fracasso pelas autoridades russas. O Wagner continuou suas operações em Belarus e, ontem, Prigozhin publicou um vídeo em que dizia estar buscando recrutas para lutar na África contra o ISIS e a Al-Qaeda.
Ele era considerada uma figura extremamente popular dentro da opinião pública russa. Antes da tentativa de golpe contra Putin, era aprovado por mais de 60% dos russos e considerado o principal candidato à sucessão de Putin.
Fonte: Revista Fórum - 23/08/2023
0 comentários:
Postar um comentário