foto:reprodução
O ex-ministro da Justiça e senador licenciado Flávio Dino toma posse nesta quinta-feira como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em sessão solene no Supremo, Dino prestará juramento à Constituição antes de tomar seu lugar no plenário.
O nome de Dino foi indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em decorrência da aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber e foi aprovado em votações secretas tanto na Comissão de Constituição e Justiça quanto no plenário do Senado após passar por sabatina.
O novo ministro do STF foi aprovado no dia 13 de dezembro, com 47 votos a favor, 31 contra e duas abstenções - eram necessários pelo menos 41 votos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, exaltou a posse do novo ministro da Corte, Flávio Dino, como um evento que simboliza a "vitória da democracia, da institucionalidade e da civilidade", princípios seriamente abalados no último governo.
“Flávio foi deputado federal, senador da República, governador de Estado por duas vezes, reeleito de maneira consagradora, ministro da Justiça, portanto também no Executivo. E embora uma faceta menos conhecida do seu currículo, Flávio é juiz federal concursado, foi o primeiro colocado do concurso dele, portanto, também trafegou pelo judiciário e foi secretário do Conselho Nacional de Justiça”, afirmou.
Fonte: Band.com e Brasil 247 - 22/02/2024
0 comentários:
Postar um comentário