O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi indicado pelo Comitê Executivo da Interpol para ser o próximo Secretário-Geral da instituição. Esta seria a primeira vez que um brasileiro assumiria o comando da Polícia Internacional em seus mais de 100 anos de história.
De acordo com o Governo Federal, a indicação só deve ser confirmada em novembro, pela Assembléia Geral da Interpol. Caso seja efetivado no cargo, Valdecy exercerá o seu mandato entre os anos de 2025 a 2030, podendo ser estendido por mais cinco anos.
A Interpol é a maior organização policial do mundo, com 196 países membros e permite que polícias de todos os países membros compartilhem informações e acessem dados sobre crimes e criminosos em nível global.
O secretariado é a principal função da instituição. O processo de seleção para o cargo começou há cerca de um ano, em julho de 2023, quando todos os países membros foram convidados a apresentarem candidatos.
O Comitê Executivo da Interpol então, passou quatro dias analisando as candidaturas chegando a candidatos que imaginaram se encaixar melhor no cargo. Os candidatos foram entrevistados neste mês de junho e o comitê então decidiu apresentar o nome de Urquiza para a Assembléia Geral.
Atualmente, Valdecy Urquiza é um dos três vice-presidentes da Interpol, ao lado do belga Peter de Buysscher e do nigeriano Garba Baba Umar. Em fevereiro deste ano, em entrevista à Reuters, Urquiza afirmou que a agência deveria eleger um secretário-geral de uma nação em desenvolvimento a fim de aumentar a sua legitimidade em um mundo cada vez mais polarizado.
Urquiza afirmou que uma de suas principais metas é elevar a participação feminina nos cargos de comando da instituição. Em fevereiro deste ano, as mulheres representavam 43% dos associados à Interpol, no entanto, em postos de alto escalão, a quantidade de mulheres não chegava sequer a 10%.
Fonte:
0 comentários:
Postar um comentário