foto:reprodução/Lisa Cook, diretora do Federal Reserve, em WashingtonA Suprema Corte dos EUA recusou-se a permitir que o presidente Donald Trump demita imediatamente a diretora do Fed (Federal Reserve, banco central americano) Lisa Cook enquanto ela o processa para manter seu cargo, representando um revés aos esforços dele para exercer mais controle sobre o banco central.
A ordem emitida nesta quarta-feira (1º) significa que Cook pode permanecer em seu cargo pelo menos até que os juízes decidam após ouvirem os argumentos do caso em janeiro. A economista permaneceu no cargo desde o final de agosto, quando Trump disse que a removeria devido a alegações de fraude hipotecária que ela negou.
A corte afirmou que está adiando a ação sobre o pedido de Trump para remover Cook enquanto o Departamento de Justiça apela de uma decisão de tribunal inferior que disse que ela provavelmente ganharia seu processo sobre a demissão. Nenhum juiz registrou discordância da ordem.
AFP 
Lisa Cook, diretora do Federal Reserve, em Washington A Suprema Corte tem amplamente apoiado Trump este ano em casos que contestam suas demissões de funcionários em diferentes agências federais. O caso de Cook é especialmente importante, já que a independência do Fed em relação à Casa Branca tem sido historicamente vista como fundamental para seu papel na manutenção da estabilidade econômica.
O Fed, que possui seu próprio departamento jurídico separado do Departamento de Justiça, não tomou partido na disputa, informando aos juízes que respeitará qualquer decisão que for tomada. O Fed deve se reunir novamente em 28-29 de outubro e votar sobre se reduzirá ainda mais as taxas de juros.
Fonte: (Bloomberg) - 01/10/2025
0 comentários:
Postar um comentário