sábado, 20 de junho de 2009

Jornalista americano consegue escapar do Taleban


O jornalista David Rohde, do diário americano "The New York Times" ("NYT"), sequestrado em novembro do ano passado em Cabul (capital do Afeganistão) por rebeldes do grupo fundamentalista islâmico Taleban e mantido como refém nas montanhas do Afeganistão e Paquistão, conseguiu escapar e está em liberdade, informa o site do jornal.
O jornalista americano conseguiu escapar ao lado de Tahir Ludin, um colega local com quem foi sequestrado, de onde estavam sequestrados no Waziristão, uma região montanhosa do noroeste do Paquistão que faz fronteira com o Afeganistão, afirmou ao New York Times sua esposa, Kristen Mulvihill.
Rohde, outro repórter local, Tahir Ludin, e o motorista de ambos, Asadullah Mangal, foram sequestrados em 10 de novembro do ano passado. O "NYT", citando a mulher de Rohde, Kristen Mulvihill, disse que ele e Ludin escalaram ontem um muro do local onde estavam sendo mantidos cativos, no Waziristão do Norte, no Paquistão.
Segundo a reportagem, Mangal não conseguiu escapar com eles.
Os dois repórteres encontraram um soldado paquistanês que os levou a uma base militar e hoje foram levados de avião à base americana de Bagram, no Afeganistão.
O editor-executivo do "NYT", Bill Keller, disse que o jornal manteve silêncio sobre o sequestro para não aumentar o risco para os dois jornalistas. Ele disse que nenhum resgate foi pago e nenhum prisioneiro taleban foi libertado em troca.

Fonte:Folhapress

0 comentários:

Postar um comentário