sábado, 7 de abril de 2018

EUA: The New York Times diz que esquerda do Brasil se encontra sem o suporte óbvio


foto: Credit Lalo de Almeida for The New York Times

Em uma reportagem assinada por três correspondentes publicada hoje(6) em sua edição digital, o jornal The New York Times fez uma avaliação da prisão do ex- Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O jornal diz que Lula ajudou a construir o movimento de esquerda que governou o Brasil por mais de 13 anos. 

Segundo a matéria, a prisão de Lula representa talvez o maior triunfo ao longo dos anos ofertado por um time de juízes e procuradores para contornar a corrupção endêmica que tem marcado a política e o comércio do país.

Na publicação, o jornal diz que os líderes do PT ainda tem que decidir quem apresenta melhor chance de preencher o vazio deixado pelo ex- presidente. Em seu discurso antes de entregar a PF, Lula, de fato, elogiou duas esperanças para presidência da esquerda que estavam com ele no palanque, Manuela D' ávila do PCdoB e  Guilherme Boulos do PSOL.

Ao final, apresentou a contraposição das ideias de um país considerado polarizado pelo exterior, afirmando que apoiadores de Lula viram sua prisão como fim trágico de uma era que trouxe grande esperança e orgulho ao Brasil, e citaram uma frase do ex- ministro das Relações Exteriores no governo Lula, Celso Amorim. " O Brasil passou de ter um pop star na política internacional a ter um ator coadjuvante de filme de vampiro".

Se quiser conferir a reportagem na íntegra acesse o link abaixo:


fonte:Site do The New York Times
Tradução:Michele Rocha

0 comentários:

Postar um comentário