quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

EUA: Secretário de Defesa vai deixar o cargo após Trump anunciar saída da Síria


James Mattis e Donald Trump: divergências provocaram saída (Chip Somodevilla/Getty Images)
O general James Mattis comunicou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que vai deixar o cargo de secretário de Defesa em fevereiro. A renúncia veio um dia depois de Trump anunciar a retirada das tropas americanas da Síria, decretando a vitória contra o Estado Islâmico – mesmo com o próprio Pentágono afirmando que o grupo terrorista ainda é uma ameaça. O general era contra a saída americana do conflito.
Em sua carta de renúncia, Mattis se diz “privilegiado” pela oportunidade de servir ao país e frisa que o presidente “tem o direito de escolher um secretário de Defesa que tenha uma visão mais alinhada à sua”. Em diversos trechos da mensagem, o general destaca sua crença na importância de manter uma relação “respeitosa” com parceiros e aliados dos EUA.
“Embora os Estados Unidos continuem como a nação indispensável do mundo livre, nós não podemos proteger nossos interesses ou desempenhar esse papel de forma eficiente sem manter alianças fortes e mostrar respeito a esses aliados.”
A retirada americana da Síria foi vista pelos combatentes curdos, aliados dos EUA na luta contra o Estado Islâmico, como uma traição.
fonte:Vejaonline 20/12/2018 -23:36min.

0 comentários:

Postar um comentário