sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Mundo: Presidente da Hungria sanciona polêmica "lei dos escravos"


O presidente da Hungria, János Áder, do partido conservador nacionalista Fidesz, discordou da visão dos críticos sobre a lei
© picture-alliance/Sputnik O presidente da Hungria, János Áder, do partido conservador nacionalista Fidesz, discordou da visão dos críticos sobre a lei
O presidente da Hungria, János Áder, informou nesta quinta-feira (20/12) que sancionou a polêmica lei que eleva o número de horas extras que os trabalhadores do país podem fazer no ano, medida que gerou uma série de protestos.
"Constatei que a lei não limita as disposições em defesa dos trabalhadores", argumentou Áder em nota divulgada pela presidência.
Chamada pelos críticos de "lei dos escravos", a polêmica legislação estabelece um máximo de 400 horas extras anuais para os húngaros. Assim, alguns podem passar a trabalhar seis dias por semana. Antes, o limite que o empregador poderia pedir era de 250 horas.
Além disso, o texto permite que os empresários paguem os valores dessas horas adicionais em até 36 meses.
Após a aprovação da lei na semana passada, uma série de protestos foi organizada em Budapeste e outras cidades do país. As manifestações uniram oposição, sindicatos e organizações civis.
Apesar das horas extras serem "voluntárias", os críticos da lei alertam que os trabalhadores que se neguem a aceitá-las ficarão marcados pelos empresários e correrão risco de demissão.
O presidente da Hungria, do partido conservador nacionalista Fidesz, discordou da visão dos críticos e disse que os empregadores não poderão punir os funcionários que se negarem a aceitar as horas extras. E alegou que a lei não diminui a capacidade dos sindicatos de oferecer proteção aos trabalhadores para convênios coletivos.
O Momentum, partido que está fora do parlamento mas participou ativamente das manifestações, reagiu chamando o presidente de "servil" e alertou que organizará um novo protesto amanhã em frente ao Palácio Sandor, sede da presidência.
Vários partidos de oposição e os sindicatos convocaram uma passeata para amanhã para pedir que o presidente volte atrás.
A polêmica lei foi aprovada pela maioria parlamentar do Fidesz, também partido do primeiro-ministro, o nacionalista Viktor Orbán. As novas regras entram em vigor no dia 1º de janeiro.
Nos últimos dias, a Hungria foi palco de intensos protestos contra a lei. Os protestos – desde que Orbán chegou ao poder em 2010 são os primeiros a reunir todos os partidos da oposição, dos verdes à extrema direita – foram os mais violentos na Hungria em mais de dez anos. Dezenas de pessoas foram detidas, e vários policiais foram feridos.
A mídia pró-governo descreveu as manifestações como mais uma manipulação do bilionário americano de origem húngara George Soros, que tem sido frequentemente usado por Orbán como bode expiatório.
fonte:dw.com/msn

0 comentários:

Postar um comentário