foto:Professores,estudantes e sindicalistas/Divulgação/Fórum ADs na porta da Governadoria no CAB.
Docentes em greve das 4 universidades estaduais da Bahia, apoiados por estudantes, ocuparam as ruas do Centro Administrativo da Bahia - CAB nesta terça-feira (07/05) em Salvador. Com concentração a partir da Assembleia Legislativa, o protesto reivindicou do governo estadual a reabertura das negociações.
No mesmo local, aconteceu na sala José Amando, a audiência pública “O Ensino Superior no Estado da Bahia e os seus desafios”.
Assim como aconteceu no Ato Público do Campo Grande, que reuniu cerca de 1.500 manifestantes, em 25.04, a comunidade acadêmica dos campi do interior da UNEB participaram, como foi o caso da caravana do Campus XVI-Irecê.
De acordo com o Movimento Docente da ADUNEB, a greve ganhou ainda mais força depois que o governo adotou a atitude arbitrária de cortar os salários das/os professoras/os. O protesto é legítimo, cumpre todas as recomendações legais e está garantido pela Constituição.
Desde o início da greve (09/04) a ADUNEB e as demais representações sindicais que compõem o Fórum das ADs, de maneira responsável, buscam o diálogo e o avanço das negociações. A proposta acenada pelo governo, até o momento, foi considerada insatisfatória pelas assembleias docentes das quatro universidades estaduais.
Sobre os direitos trabalhistas, desrespeitados desde o final de 2015, a proposta não contempla todas as promoções necessárias à Uneb e Uesb. Quanto às alterações de regime de trabalho, existe apenas um comprometimento verbal de analisar o assunto.
fonte:Aduneb c/adaptações
0 comentários:
Postar um comentário