foto:reprodução redes sociais
A prefeitura de Salvador afirmou, em nota enviada ao BNews, que realiza um estudo bibliográfico da estrutura de concreto encontrada durante as escavações na Praça Castro Alves para atestar a origem dela.
Segundo o historiador Jaime Nascimento, o material seria parte do antigo Teatro São João, um dos maiores e mais representativos do século XIX e XX. Por causa da descoberta, ele defendeu que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ordenasse a suspensão das obras de requalificação do local.
De acordo com a prefeitura, no entanto, não há razão para que medida semelhante seja tomada pelo órgão federal. “Destacamos que a descoberta da estrutura em questão faz parte do trabalho de resgate arqueológico previsto dentro do plano de requalificação da Praça Castro Alves. Desse modo, o Iphan não determinará suspensão ou paralisação das intervenções realizadas pela Prefeitura de Salvador no local”, diz trecho da nota.
A prefeitura informou que a estrutura foi achada em uma escavação de 20 metros por 10 metros, após prospecção arqueológica e o uso de um georadar para identificação de materiais no solo. Um levantamento bibliográfico será realizado para confirmar a origem da construção.
Uma reunião realizada nesta segunda-feira (23), entre a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o Iphan, o Consórcio Nova Avenida Sete e a Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop) discutiu todas as intervenções arqueológicas que estão em andamento na Praça Castro Alves. Ainda conforme a nota, a estrutura está sendo registrada e catalogada para futuros estudos.
fonte:BNews/reprodução
0 comentários:
Postar um comentário