Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes declarou nesta quinta-feira (3), em sessão da corte, que "a democracia venceu novamente" ao comentar o processo eleitoral no país e classificou como "criminosos" os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que promovem atos golpistas contestando a vitória de Lula (PT) nas urnas.
"Os eleitores, em maioria massacrante, são democratas. Aceitaram democraticamente o resultado das eleições. Aqueles que criminosamente não estão aceitando, aqueles que criminosamente estão praticando atos antidemocráticos serão tratados como criminosos", disse Moraes.
O ministro afirmou ainda que "não há como se contestar um resultado democraticamente divulgado com movimentos ilícitos, antidemocráticos, movimentos criminosos que serão combatidos e responsáveis apurados e responsabilizados sob a pena da lei".
Moraes ainda celebrou um comparecimento de 79,41% do eleitorado, com quase 125 milhões de eleitores, que foram às urnas no último domingo (30).
"Pela primeira vez a abstenção do segundo turno foi menor do que a do primeiro turno. Houve efetivamente a participação maciça do eleitorado, e o brasileiro demonstrou a total confiança nas urnas eletrônicas".
O presidente do TSE ainda comemorou a rapidez na apuração, que divulgou o resultado da eleição presidencial menos de 3 horas após o encerramento da votação.
"Somos uma das quatro maiores democracias do mundo, mas a única que proclama o resultado no mesmo dia. Três horas após o final da eleição nós já sabíamos quem será o novo presidente e vice-presidente da republica, mostrando a eficiência, a rapidez e a competência das urnas eletrônicas".
Fonte: Revista Fórum - 03/11/2022
0 comentários:
Postar um comentário