domingo, 10 de março de 2024

Rio: Regina Duarte é condenada a indenizar família da atriz Janaína Diniz

Bnews - Divulgação Divulgação/PR/arquivo

O Juizado Especial Cível da Lagoa, no Rio de Janeiro, emitiu uma sentença condenatória contra a atriz Regina Duarte, determinando o pagamento de R$ 30 mil de indenização em um processo movido pela diretora e roteirista Janaina Diniz Guerra. De acordo com o colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, a condenação decorre do uso inadequado da imagem da atriz Leila Diniz em um vídeo publicado por Regina em suas redes sociais.

Em dezembro de 2022, Regina compartilhou um vídeo que reproduzia um discurso do então presidente Jair Bolsonaro, em defesa do golpe militar e da ditadura. No vídeo, uma imagem icônica de 1968, que retratava as atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell em protesto contra a censura na ditadura, foi utilizada de forma inadequada, associando-a à defesa do regime militar.

A sentença determina que Regina Duarte retire o vídeo de suas redes sociais em até 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Além disso, a atriz deverá retratar-se devidamente, publicando em todas as suas redes sociais um vídeo no qual esclarece que Leila Diniz nunca apoiou a ditadura militar e que a fotografia utilizada no conteúdo foi feita em um contexto de oposição ao regime e à censura.

A advogada Maria Isabel Tancredo, especialista em responsabilidade civil do João Tancredo Escritório de Advocacia, que representa Janaina Diniz no processo, expressou sua indignação com a situação, afirmando que a vinculação da imagem de Leila Diniz a uma defesa tão explícita da ditadura militar é absurda e merece punição. Por sua vez, Janaina Diniz, filha de Leila Diniz, ressaltou a importância de preservar a memória e a imagem de sua mãe, destacando que a utilização caluniosa da imagem é inaceitável e causa profunda indignação.

Fonte: BN - 10/03/2024



0 comentários:

Postar um comentário