quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Governo Lula anuncia plano de R$ 30 bilhões contra tarifaço de Trump

                                                            
                                                                           fonte:BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto


Em resposta à imposição de tarifas unilaterais por parte dos Estados Unidos, o governo federal anunciou, nesta quarta-feira (13/8), o plano de contingência para proteção das empresas nacionais. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adiantou, na terça, que o plano de socorro deve custar ao menos R$ 30 bilhões.

O pacote é apresentado uma semana após o “tarifaço” de 50% sobre as exportações brasileiras entrar em vigor. O escopo das medidas foi montado pela equipe econômica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos últimos dias.

Ao fim do lançamento do pacote, Lula, ao lado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, disse: “A bola agora é com vocês”. “Vamos continuar teimando em negociação. Não queremos conflito. Agora o que precisamos exigir é soberania nossa é intocável”, ressaltou Lula.

“O Brasil não tinha nenhuma razão para ser taxado e tampouco aceitaremos qualquer pecha de que desrespeitamos direitos humanos. O que estamos fazendo é o que é feito em países democráticos: julgando alguém com base em provas e depoimentos de testemunhas, com total presunção e inocência. Coisa que eu não tive”, acrescentou Lula.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que está coordenando a resposta brasileira ao tarifaço, anunciou no evento a ampliação do programa Reintegra, que dá incentivos tarifários, para todas as empresas. As micro e pequenas empresas vão receber de volta 6% do valor exportado, enquanto as maiores vão receber 3%.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez críticas aos EUA. “Estamos em uma situação inusitada. O Brasil está sendo sancionado por ser mais democrático. É uma situação muito incomum. Está sujeito a uma retaliação injustificável do ponto de vista político e econômico”, destacou.

Veja aqui:



O governo estima que 36% das exportações brasileiras serão sobretaxadas em 50% para entrar nos EUA, segundo o vice-presidente e ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).

A sanção comercial faz parte de um conjunto de medidas protecionistas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a diversos parceiros comerciais, como União Europeia, China e /Índia.

Fonte: METRÓPOLES - 13/08/2025

0 comentários:

Postar um comentário