foto: reprodução/Câmera Federal
O deputado federal Dal Barreto (União) foi alvo da 6ª fase da Operação Overclean, nesta terça-feira (14). Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, o parlamentar foi abordado no Aeroporto de Salvador pela Polícia Federal. De acordo com apuração do BN, o deputado obteve ainda o celular apreendido na ação.
Dal está acompanhando de policiais federais, em uma delegacia da PF no aeroporto da capital baiana. O deputado baiano estaria sendo investigado por associação com um dos envolvidos em organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro, que são investigados pela Overclean.
Conforme informações obtidas pelo Bahia Notícias, o parlamentar está aguardando seus advogados na delegacia da PF.
Segundo a PF, as ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações desta terça contaram com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB).
A Operação Overclean tem como objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
QUEM É?
O deputado Adalberto Rosa Barreto, de 46 anos, casado, possui ensino fundamental completo, e foi eleito em 2022 com 140.435 votos, tendo sua base eleitoral no Vale do Jequiriçá. Em 2018, foi eleito deputado Estadual. Em 2008 não conseguiu se eleger prefeito de Amargosa.
Ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral, o então candidato declarou em 2022, possuir patrimônio de mais de R$ 7 milhões.
Entre suas atuações no Congresso Nacional, Barreto foi um dos parlamentares baianos que votou a favor da PEC da Blindagem, proposta que determinaria a necessidade de autorização da Câmara de Deputados para abrir investigações contra deputados. Ele também foi a favor da soltura de Chiquinho Brazão, acusado de ser o mandante do assassinato de Marielle Franco.
Fonte:BN e Bocão News c/adaptações, e acréscimo do Blog - 14/10/2025
0 comentários:
Postar um comentário