foto:Aurelino Xavier/divulgação
O Perímetro Irrigado de Formoso, em Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, alcançou o topo do ranking nacional de produção de bananas, com 200 mil toneladas da fruta contabilizados em 2019.
O resultado social do plantio é incalculável pois a produção é distribuída, sem uma concentração de terras por parte de multinacionais ou megaprodutores individuais.
A produção em 12 mil hectares exige 25 mil empregos diretos e indiretos e beneficia diretamente cerca de mil famílias de colonos proprietários de lotes de até 10 hectares, em média, cada um.
Outros 150 produtores cultivam em terrenos maiores, ultrapassando os 11 hectares. Como a banana é uma cultura intermediária, posicionada entre outros plantios, os produtores aproveitam para diversificar a produção.
Assim, também plantam mamão, manga, tangerina pokan e limão taiti, entre outras frutas cuja compatibilidade com o tipo de solo e o clima viabilizam safras de boa rentabilidade.
Movimentação – Somente com a banana, a movimentação já supera os R$ 216 milhões, enquanto os outros cultivos, juntos, acrescentam R$ 12 milhões ao ano, contando comércio interno e exportação para outros estados.
O bom desempenho dos produtores levou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda, a visitar os agricultores a fim de parabenizar-lhes pelo destaque nacional obtido.
O trabalho é desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) junto aos produtores rurais e tem como compromisso a sustentabilidade.
fonte:Coluna Tempo Presente de atardeonline em 13/02/2020 c/adaptações
0 comentários:
Postar um comentário