terça-feira, 3 de janeiro de 2023

3º mandato de Lula: Margareth Menezes toma possa na Cultura

                                                     Margareth e o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues(PT)

A cantora baiana Margareth Menezes tomou posse, na noite desta segunda-feira (2), como ministra da Cultura do Brasil. O evento ocorreu em Brasília e teve as presenças da primeira-dama, Janja Lula da Silva; da historiadora Lilia Moritz Schwarcz; da atriz Elisa Lucinda; da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues(PT) entre outras lideranças políticas e ativistas da área cultural.

A posse foi marcada por um clima inegável de festa pelo retorno da pasta, esvaziada durante a gestão de Michel Temer (MDB) e abolida pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). A plateia presente interrompeu discursos em diversas oportunidades, com longos aplausos e gritos de apoio à nova ministra.

 

“Eu, Margareth Menezes da Purificação, sou cidadã brasileira de raízes afro e indígena, criança nascida na periferia de Salvador, na península de Itapagipe, no estado da Bahia, do Nordeste Brasileiro”, se apresentou Margareth.

 

Em seu discurso, a diva do samba-reggae baiano sugeriu que o Ministério da Cultura havia sido descontinuado intencionalmente, para atingir a capacidade de transformação do povo brasileiro.


“A cultura incomoda, a cultura mexe, a cultura desobedece, e floresce, e por isso ela é também expressão democrática e de direitos. Dentro dela, a arte oxigena porque revolve camadas profundas do nosso viver e do nosso ser. Cultura e arte são ferramentas de transformação constante. Quanto mais tentam freá-las, mais revolucionárias serão”, avaliou a nova ministra.
Fonte: BN -c/adaptações 03/01/2023

0 comentários:

Postar um comentário