quinta-feira, 11 de maio de 2023

EUA: Deputado republicano George Santos pode pegar mais de 20 anos de prisão

                                         Foto:AFP/reprodução


Após o pagamento de uma fiança estipulada em US$ 500 mil (cerca de R$ 2,47 milhões) — valor depositado por três indivíduos não identificados —, o deputado republicano George Santos responderá em liberdade por 13 acusações de crimes federais apresentadas pela Promotoria de Nova York. Aos 34 anos, o aliado do ex-presidente Donald Trump descartou renunciar ao cargo. "Eu lutarei a minha batalha", afirmou o filho de imigrantes brasileiros que se transformou no centro de um escândalo de corrupção nos Estados Unidos, depois de ser indiciado por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e apropriação de fundos públicos, e por mentir ao Congresso (veja o quadro). Uma nova audiência foi marcada para 30 de junho.

Esta acusação pretende responsabilizar Santos por vários supostos esquemas fraudulentos e falsidades descaradas", declarou o promotor Breon Peace, por meio de uma nota. Se condenado pela Justiça norte-americana, ele poderá cumprir uma sentença de 20 anos de prisão apenas pelo crime de fraude eletrônica.

Ao deixar o prédio da Corte Federal, em Central Islip (Nova York), o congressista foi questionado por jornalistas sobre se acredita na própria reeleição. "Não cabe a mim saber. As eleições são muito complicadas. Cabe ao povo. Confio nele para decidir o que é o melhor", respondeu. No fim da tarde, ele tuitou, em letras maiúsculas, como Trump costuma fazer: "Caça às bruxas!". Uma hora depois, nova publicação na rede social: "Onde está o caçador?".

A cadeira de Santos na Câmara dos Representantes veio às custas de uma série de mentiras em relação à sua educação, religião, patrimônio, salário e experiência profissional. Chegou a inventar que era descedente de judeus sobreviventes do Holocausto, fugidos dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte:O Estado de Minas - 11/05/2023

0 comentários:

Postar um comentário