terça-feira, 9 de maio de 2023

Londres: Baiana que maquiou Janja para coroação do Rei Charles III relata superação até o topo da carreira

 

(Arquivo Pessoal/Dayane Sena )

Quatro anos após retornar da Itália, Dayane mudou-se para João Pessoa, capital da Paraíba, onde deu continuidade ao trabalho com cabelo e maquiagem. Foi também em João Pessoa que ela conheceu Juliette, que viria a se tornar, em 2021, a vencedora do Big Brother Brasil.  “Trabalhávamos no mesmo salão. Éramos colegas de trabalho”.

Em 2017, durante suas férias, a baiana retornou à Itália e, durante a estadia, conheceu outro italiano, com quem iniciou um relacionamento. O homem chegou a vir ao Brasil visitá-la antes de combinarem a ida dela para o país europeu. A proposta era passar seis meses lá, conhecer a família do então namorado e sentir a possibilidade de permanência. Após a mudança, no entanto, a brasileira conheceu uma nova face do companheiro, marcada por um comportamento abusivo, de violência verbal e psicológica.

Semanas após ter chegado à Itlália, Dayane compartilhou com uma amiga, que já vivia em Londres, a situação de violência a qual estava submetida. Com incentivo e certeza de acolhimento, fugiu para a capital britânica decidida a recomeçar.

“Já que é para recomeçar do zero, recomeça aqui com dignidade”, ouviu Dayane da amiga, que também é baiana de Feira de Santana. E assim fez. “Eu tinha € 350 na conta na época. Vim para Londres, fiz do limão uma limonada. Não foi fácil no início. Vim para a casa dessa amiga. Fiquei um ano e meio dormindo na sala da casa dela, no sofá. Comecei a trabalhar em salão aqui. Ganhava pouco, mas me orgulhei daqui porque era o que tinha. Eu olhei para Londres e falei: ‘eu tenho a oportunidade de ser a melhor maquiadora e a melhor cabeleireira, não só de Londres, do mundo’”.

Uma das principais barreiras que Dayane encontrou em Londres foi a língua. Ela não falava inglês fluente. Mas depois de um ano e meio no país resolveu começar a arriscar com o pouco de domínio que conseguiu acumular. “Eu não posso ficar na zona de conforto. Vou com o inglês pouco que eu tenho”, relembra.

Determinação e foco

À época das dificuldades em Londres, Dayane mantinha um segredo que jamais a deixava esquecer aonde deseja chegar.

“Eu anotava tudo que eu queria ser em um papel, colocava na parede do meu quarto e declarava todos os dias de manhã quando eu acordava. ‘Essa situação que eu estou não vai permanecer. Eu serei a melhor maquiadora de Londres. A melhor cabeleireira de Londres.’”

O exercício de visualização ajudou Dayane a manter o foco, mas também fortalecer a autoestima. Incitava a olhar a própria trajetória, para falar de si ela não deixa de fora adjetivos como “guerreira”, “determinada”, “empenhada” e “vitoriosa”. Dayane vive em Londres há seis anos.

A obstinação de Dayane em construir a vida além dos limites de Feira de Santana não a afastou da família. Ela é filha de um casal de trabalhadores do comércio e a terceira de três irmãos. Com a melhoria da condição financeira, ela tem conseguido, inclusive, realizar um desejo que já carregava desde a juventude, garantir à família uma vida melhor.

A repercussão da escolha para atender a primeira-dama tem sido motivo de orgulho, como conta a irmã de Dayane, Daniela Sena: "Fico feliz e orgulhosa porque ela abdicou da sua família, ficou distante do seu país, mas por um motivo nobre. Com a valorização profissional através do seu trabalho, sempre buscou ajudar nossa família. Nunca perdeu sua essência e colhe agora os frutos do reconhecimento dentro da sua nação. Representando muito bem a sua cidade", declara.

Fonte: Correio da Bahia - 09/05/2023

 

0 comentários:

Postar um comentário