247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou a USP nesta quinta-feira (25) durante evento em comemoração aos 90 anos da Universidade de São Paulo. "A cada dia que passa, ela vai ficando cada vez mais com a cara do Brasil. Uma cara que é preta, branca, parda, indígena. É a cara das periferias", disse o chefe de Estado, que também falou sobre a importância da Lei de Cotas.
"Hoje, mais da metade dos estudantes da USP vieram da escola pública. Isso significa que, desde sua adesão ao sistema de cotas, a USP está mostrando que para fazer parte do chamado 'berço do conhecimento' não é preciso nascer em berço de ouro", continuou. Segundo o presidente, "o conhecimento nas mãos de poucos, em benefício de poucos, provoca mais desigualdade".
Em seu pronunciamento, Lula também relembrou ações dos seus governos anteriores na área da Educação. "Investimos cada vez mais na educação, da creche à pós-graduação. Foi por isso que democratizamos o acesso ao ensino superior. Implantamos a Lei de Cotas. Fizemos o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais", complementou.
"Com o Reuni, criamos as condições para as universidades federais promoverem sua expansão física, acadêmica e pedagógica. Criamos novas universidades e institutos federais, e espalhamos campi pelo Brasil afora, expandindo a Rede Federal de Ensino Superior para o interior do país. Aumentamos o número de estudantes universitários de 3 milhões e meio para 8 milhões. Demos aos filhos dos trabalhadores a oportunidade de se tornarem doutores. Porque é assim que se constrói um país mais desenvolvido e mais justo".
Fonte:Brasil 247 - 25/01/2024
0 comentários:
Postar um comentário