foto:reprodução
Veículos internacionais de imprensa repercutiram a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pede a condenação de Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de estado, apresentada nessa segunda-feira (14/7). Conforme a alegação final de Paulo Gonet, o ex-presidente liderou uma conspiração para se manter no poder após perder as eleições de 2022.
A imprensa estrangeira deu destaque imediato ao pedido da PGR. No seu site, o jornal espanhol El País destacou nesta terça-feira (15/7) “Fiscalização do Brasil pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado contra Lula”.
Já a BBC Brasil apontou que Gonet ignorou as críticas públicas feitas por Donald Trump à Justiça brasileira e reafirmou a gravidade das acusações contra o ex-presidente.
Pedido de condenação
- A manifestação de mais de 500 páginas encaminhada à Corte reforça a denúncia apresentada pela PGR em fevereiro e recapitula os principais pontos da acusação.
- Gonet, afirma que “as evidências são claras: o réu [Jair Bolsonaro] agiu de forma sistemática, ao longo de seu mandato e após sua derrota nas urnas, para incitar a insurreição e a desestabilização do Estado Democrático de Direito”.
- O procurador-geral da República ainda diz, sobre Bolsonaro, que “as evidências revelam que o ex-Presidente foi o principal coordenador da disseminação de notícias falsas e ataques às instituições, utilizando a estrutura do governo para promover a subversão da ordem”.
- Por isso, ele pede a responsabilização de Bolsonaro pelos crimes.
Nos EUA, o jornal The Washington Post publicou, na manhã desta terça-feira, após a apresentação das alegações finais da PGR, a manchete: “Bolsonaro, do Brasil, ecoa Trump ao descrever o julgamento do plano de golpe como uma ‘caça às bruxas””.
O jornal Clarín, da Argentina, deu a notícia sob o título “Jair Bolsonaro foi o líder da trama golpista contra Lula da Silva, diz o Ministério Público, e pede a condenação do ex-presidente”.
O francês Le Fígaro, publicou o título “Brasil: Ministério Público pede condenação de Bolsonaro por ‘Golpe de Estado'”.
Fonte: METRÓPOLES - 15/07/2025
0 comentários:
Postar um comentário