domingo, 26 de setembro de 2010

Venezuela: Chavez cita Lula para defender seu governo


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, após votar na tarde de hoje para as eleições legislativas do país, citou o colega Luiz Inácio Lula da Silva, ao argumentar que seu governo é "o mais democrático" do país "senão do mundo".

Ao falar sobre o pleito, em coletiva de imprensa, Chávez reiterou que a participação cidadã em seu país, diferentemente das acusações que o chamam "de tirano ou ditador", é plena.

"Aqui a democracia é plena, os grupos de cidadãos organizados podem dizer [o que querem]. Um senhor no Equador disse que vai tirar [o presidente Rafael] Correa, podem dizer, há liberdades. Podem dizer que vão tirar Chávez, mas quem decide é que o povo. Isso é a democracia", enfatizou.

"Uma vez, Lula disse (...) que na América Latina não existe uma democracia como a venezuelana", continuou Chávez, aproveitando a ocasião para enviar cumprimentos ao Brasil e ao colega que "tem feito um ótimo trabalho".

"Lula disse: todos os anos há eleições, e quando não há eleições Chávez a inventa, na Venezuela há excesso de democracia", lembrou líder venezuelano.

Ao iniciar suas declarações, Chávez recordou também que "há 20 anos, eu vi com estes olhos quando a direita roubou os votos descaradamente da esquerda".

Iniciada às 6h locais (7h30 no horário de Brasília), as eleições deste domingo têm como objetivo eleger os 165 membros da Assembleia Nacional, que assumem em janeiro do próximo ano para mandato de cinco anos, e os 12 representantes do país no Parlamento Latino-americano (Parlatino).

Além dos colégios na Venezuela, que permanecem abertos até às 18h locais (19h30 no horário de Brasília), cidadãos residentes em outras nações também podem participar. Foram instaladas seções em 126 representações diplomáticas em 85 países.

Segundo pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente, os candidatos do Psuv devem obter entre 50% e 54% dos votos. Caso os prognósticos se confirmem, eles perdem a maioria qualificada que têm atualmente.



Fonte:NASA/eband.com
Foto:Google

0 comentários:

Postar um comentário