foto montagem:reprodução
O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, ousou desafiar a esquerda a dizer "quem é Paulo Freire", uma vez que a direita vem dizendo todo os dias "quem é Olavo de Carvalho".
"Diariamente mostramos quem é Olavo de Carvalho @opropriolavo. Falta o pessoal da esquerda agora dizer quem é Paulo Freire e o seu legado na educação nacional...", postou no Twitter. Os internautas atenderam ao "desafio" e agora têm disparado tuítes sobre os diversos títulos do educador e seu reconhecimento em todo o mundo.
Em meio à polêmica, ganhou destaque reportagem da BBC Brasil publicada em janeiro que aponta que Paulo Freire, rejeitado pelo atual governo, "está entre os autores mais citados em trabalhos acadêmicos do mundo". Na Folha deste domingo, o doutor em Educação e biógrafo do educador Sergio Haddad analisa a hostilidade contra o intelectual.
"Sugiro olhar nos Anais de @Harvard @Cambridge_Uni e @UniofOxford e mais 40 Universidades, mundo a fora, que concederam Doutor Honoris Causa a Paulo Freire", rebateu o deputado federal e ex-ministro Alexandre Padilha (PT-SP). "Paulo Freire é um dos educadores mais importantes do mundo. Seu trabalho é estudado em diversas universidades Norte-Americanas, homenageado com uma escultura na Suécia, seu nome foi dado a um centro de estudos na Finlândia", disse Ricardo Savino, documentarista e produtor cultural, que também fez outros tuítes.
"O "intelectual" brasileiro Eduardo Bolsonaro, do alto da sua "sapiência" pregunta: quem é Paulo Freire? Resposta: É o brasileiro com mais títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades, são 41, ao todo, entre elas, Harvard, Cambridge e Oxford. Simplesmente, o maior", respondeu o tuiteiro Renan Araújo a Eduardo Bolsonaro. "Vamos mostrar ou deixar a tarefa p/ a Stanford University?", ironizou o perfil Kepler & Kopernikus.
0 comentários:
Postar um comentário