Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputado/reprodução
O delegado da Polícia Federal Elmer Vicenzi deve ser o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O órgão é o responsável pelas avaliações do Ministério da Educação (MEC), entre elas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Vicenzi é especialista em Direito Penal e fez um MBA em Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Ele foi também diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), onde implementou a carteira digital de habilitação.
O nome dele ainda não foi confirmado oficialmente pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, mas três fontes confirmaram ao Estado que ele já foi escolhido.
Depois que o Enem foi roubado da gráfica em 2009, em sua primeira edição como o maior vestibular do País, o Inep desenvolveu uma grande estrutura de logística e segurança. Mesmo assim, o exame sofre com denúncias de fraude ano a ano.
A gráfica que imprimia o Enem faliu há cerca de 15 dias e até hoje o Inep não divulgou como resolverá a questão. A previsão era de que as provas começassem a ser impressas no mês que vês. Há denúncias de irregularidades e favorecimento da RR Donnalley (a gráfica falida) em licitações feitas no Inep.
O Inep ainda é responsável pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia crianças desde a alfabetização até o ensino médio. No mês passado, o Estadorevelou que a gestão de Jair Bolsonaro não mais faria provas para as alunos em fase de alfabetização. Foi mais um episódio da crise que se instaurou no MEC desde o início do ano. O ex-ministro Vélez disse que não sabia da mudança e demitiu o presidente do Inep.
fonte:Estadão c/adaptações
0 comentários:
Postar um comentário