foto:reprodução
Aterrisou no fim da noite desta sexta-feira (7), no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), mais um avião com brasileiros deportados dos Estados Unidos. O Itamaraty informou que 130 pessoas estavam no voo.
Esta é a terceira aeronave fretada pelo governo Donald Trump que traz deportados com autorização do governo brasileiro. O primeiro voo chegou em outubro de 2019, com aproximadamente 70 pessoas. O segundo, em janeiro deste ano, com outras dezenas.
O presidente Jair Bolsonaro tem facilitado a deportação de cidadãos que vivem irregularmente na terra do Tio Sam. A medida não era aceita pelo Brasil desde 2006, de acordo com o G1.
Uma fonte da publicação explicou que a decisão brasileira foi motivada pela mudança na lei norteamericana, que passou a considerar os imigrantes pegos na fronteira como “inadmitidos”, mantendo-os presos nos campos de imigração até a deportação. Rejeitar os voos seria mantê-los presos.
Por outro lado, ainda segundo o G1, a “deportação rápida” inclui qualquer preso que não prove que morou nos Estados Unidos nos dois anos anteriores, ininterruptamente. Fontes próximas acrescentam que uma determinação superior aos diplomatas brasileiros determinou que não se impusesse dificuldades para o envio de deportados por aviões fretados. A medida é uma tentativa de se aproximar do governo Trump.
fonte:Bahia.ba
0 comentários:
Postar um comentário