foto:Sérgio Lima/reprodução
Em um relatório publicado neste sábado, 11, pela ONG Human Rights Watch, a organização faz críticas à postura do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia do coronavírus. O texto afirma que o presidente está agindo de forma “irresponsável” e “colocando os brasileiros em perigo”.
De acordo com informações do Uol, o diretor da divisão das Américas da Human Rights Watch, José Miguel Vivanco, considera que Bolsonaro tem “sabotado” os esforços dos governadores e do próprio Ministério da Saúde para conter a disseminação do vírus.
“O presidente Jair Bolsonaro está colocando os brasileiros em grave perigo ao incitá-los a não seguir o distanciamento social e outras medidas para conter a transmissão da Covid-19, implementadas por governadores no país inteiro e recomendadas por seu próprio Ministério da Saúde", diz o relatório. "Ele também age de forma irresponsável disseminando informações equivocadas sobre a pandemia", diz o texto.
Segundo Vivanco, para evitar mortes decorrentes da Covid-19, os líderes devem dar a garantia de que a população vai acessar informações precisas, baseadas em evidências, e essenciais para proteger a própria saúde. “O presidente Bolsonaro está fazendo tudo, menos isso”, afirmou.
Uma série de medidas e declarações feitas por Bolsonaro sobre a pandemia são pontuadas pelo texto da ONG, entre elas, a defesa constante do presidente ao fim do isolamento social, incentivando as pessoas não idosas a retornarem às atividades.
A Human Rights Watch lembra também do pronunciamento feito pelo presidente no dia 24 de março, pedindo para que os brasileiros voltassem à normalidade. Além disso, relembrou também da campanha “#OBrasilNãoPodeParar”, que seria veiculada pelo governo federal e acabou sendo barrada pela Justiça por apresentar contradições com relação às recomendações do Ministério da Saúde.
fonte:atardeonline -11/04/2020
0 comentários:
Postar um comentário