´
A médica sanitarista Lígia Bahia é pesquisadora da UFRJ
Pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a médica sanitarista Lígia Bahia afirma que o isolamento vertical não possui “nenhum fundamento científico” no combate ao coronavírus. O método foi defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, mas não chegou a ser adotado no Brasil.
O isolamento vertical consiste em colocar em quarentena apenas idosos e pessoas com comorbidades. “É uma invenção política, sem nenhum fundamento científico. É política porque tenta identificar o ‘inimigo’ e o ‘aliado’. Mas o coronavírus não escolhe suas vítimas considerando condição etária ou social. O vírus infecta seres humanos, não escolhe raça, cor, idade, condição social, sexo”, explicou a especialista em entrevista à coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de S. Paulo.
Lígia Bahia frisa ainda que jovens podem ter casos graves com a doença Covid-19. “Os idosos são mais suscetíveis a desenvolver quadros graves causados pela Covid-19, mas os jovens também ficam doentes e alguns infelizmente muito doentes. Portanto, o isolamento, o distanciamento social, é para todos ou não tem sentido”, argumentou.
fonte:atardeonline - 05/04/2020
0 comentários:
Postar um comentário