quarta-feira, 29 de julho de 2020

Projeto no Parlamento francês pede rejeição do Acordo UE-Mercosul; texto cita diretamente o Brasil


Projeto no Parlamento francês pede rejeição do Acordo UE-Mercosul
foto:reprodução/yahoo


Um projeto na Assembleia Nacional da França quer que o país rejeite o acordo comercial da União Européia com o Mercosul. Firmado em junho do ano passado após cerca de 20 anos em negociação, o acordo prevê uma série de mudanças nas exportações entre os países dos dois blocos.

Mas antes de entrar em vigor, ele precisa ser aprovado pelo Poder Legislativo de todos os países que compõem tanto o bloco europeu quanto o bloco sul-americano.

Com isso, um proposta de resolução no Congresso da França pede a rejeição do acordo em prol de uma revisão nos termos que vise a garantia do respeito ao clima, à luta contra o desmatamento e à proteção dos direitos humanos e sociais. O documento foi enviado à Comissão de Assuntos Europeus na última quinta-feira (23).

Em meio às justificativas para a rejeição, o texto cita diretamente a situação do Brasil ao falar da "rápida destruição de santuários nacionais, como a Amazônia", com o desmatamento de 19,5% da região. Além disso, o projeto aborda ainda o ataque às populações indígenas, à preservação e às religiões.

Dessa forma, o projeto se alinha ao pleito de diversas entidades ambientalistas e de direitos humanos. De acordo com reportagem do UOL, essas organizações pressionam a chanceler da Alemanha e atual presidente da UE, Angela Merkel, a não assinar o acordo. O aumento no desmatamento no governo Jair Bolsonaro está no centro dos protestos. Informações do BN.

0 comentários:

Postar um comentário