terça-feira, 28 de julho de 2020

Santo Amaro: ‘Não tem nenhum sentido destruir uma fábrica de sonhos’, diz Jaques Wagner

Foto: Alessandro Dantas/ PT no Senado
foto:reprodução
O senador Jaques Wagner (PT-BA) se manifestou por meio do Twitter, nesta segunda-feira (27), sobre a disputa pela permanência da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), no município de Santo Amaro da Purificação. Uma batalha em que a educação e a formação de capital humano de qualidade venceu. “Parabenizo a mobilização popular e a sensibilidade dos vereadores de #SantoAmaroDaPurificação, que garantiram a permanência da @UFRB ”, defendeu.
Wagner comemora a decisão da Câmara de Vereadores do município histórico do Recôncavo que rejeitou, na tarde desta segunda (27), o projeto que retirava da UFRB, a posse do terreno onde funcionava a antiga Fundição Aço Tarzan. “Ainda mais em uma cidade já traumatizada pela poluição causada por outra empresa. Ganhou a cidade, o bom senso, a #educação e o futuro de Santo Amaro e do #Recôncavo baiano”, ressaltou o senador.
A outra empresa da qual Wagner menciona é a Cobrac, antiga Companhia Brasileira de Chumbo, que se instalou na cidade e deixou para trás quase 500 mil toneladas de chumbo, uma história que já dura quase seis décadas, desde 1960, com o metal pesado, contaminando o ambiente e parte da população. 
Impasse
O impasse envolvendo a UFRB e a gestão municipal de Santo Amaro foi iniciado após apresentação de projeto que retira da universidade a área onde antes funcionava a siderúrgica Fundição Tarzan, na região central da cidade. O prefeito Flaviano Rohrs pretende ceder o uso da área para a indústria química.
A UFRB afirma que recebeu a doação da área em 2013 e desde então é responsável até mesmo por recolher os impostos do imóvel. Em entrevista ao bahia.ba, o diretor Danillo Barata chegou a classificar o conflito como “debate entre civilização e barbárie“.
fonte:Bahia.Ba 28/07/2020

0 comentários:

Postar um comentário