A nota foi divulgada após o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmar, durante sabatina no Jornal Nacional dessa segunda-feira (22/8), que “criou o Pix tirando dinheiro de banqueiros”.
A entidade sindical contestou a informação e afirmou, por outro lado, que o atual governo criou “muitos obstáculos, tanto contra a implementação do Pix pelo BC quanto contra outros projetos da autarquia”.
“Primeiramente, é importante ressaltar que o início do projeto do Pix é bem anterior ao mandato do atual presidente da República. A portaria do Banco Central n. 97.909, que instituiu o grupo de trabalho para desenvolver uma ferramenta interbancária de pagamento instantâneo, foi publicada em 3 de maio de 2018, muito antes da eleição do atual governo”, declarou a entidade sindical.
O Sinal ressalta ainda que “muitos governantes, no passado, já atuaram contra a autonomia técnica do BC ou tentaram tirar proveito eleitoral indevidamente. Isso não é nenhuma novidade”, porém, a atual gestão de Bolsonaro teria “imposto obstáculos” ao funcionamento do órgão. Os servidores do Banco Central realizarão, nesta terça-feira (23/8), um ato virtual nacional em protesto contra a lentidão do governo federal em enviar a Medida Provisória que regulamenta a reestruturação de carreira do BC para o Congresso Nacional. A expectativa do Sinal é a adesão majoritária dos servidores ao movimento.
Fonte:Metropoles c/adaptações 23/08/2022
0 comentários:
Postar um comentário