quarta-feira, 26 de março de 2025

MG: Morre Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, aos 77 anos

                                     foto:reprodução

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD) morreu nesta quarta-feira (26) em Belo Horizonte. Ele deixa sua companheira há 52 anos, a primeira-dama Mônica Drummond, além de dois filhos e quatro netos. Pela legislação eleitoral, o vice e interino desde janeiro, Álvaro Damião (União Brasil), deve assumir o posto de prefeito de Belo Horizonte.

Fuad estava internado no hospital particular Mater Dei, em Belo Horizonte, desde o dia 3 de janeiro, devido a uma insuficiência respiratória. Desde então, ficou quase três meses hospitalizado.Na noite desta terça-feira (25), sofreu uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimado.

Prefeitura de Belo Horizonte lamentou a morte. Em nota, relembrou sua trejetória: “Fuad Noman dedicou décadas de sua vida ao serviço público, sempre pautado pelo compromisso com a ética, o diálogo e o bem-estar da população de Belo Horizonte. Economista por formação, com sólida trajetória na administração pública, Fuad ocupou importantes cargos no governo federal, governo de Minas Gerais e na prefeitura de Belo Horizonte, sempre deixando marcas de competência, responsabilidade e sensibilidade social.” posicionamento.

Fuad

O economista e prefeito de Belo Horizonte Fua Noman (Foto: Divulgação)

Fuad Noman disputou a primeira eleição aos 77 anos

Natural da cidade de Belo Horizonte, Fuad Noman  era funcionário de carreira. Foi servidor d Banco Centralo  do Brasil, passando posteriormente pelo Tesouro Nacional, pela Casa Civil e pelo Banco do Brasil.

Aproximou-se da política quando se tornou secretário de Fazenda do ex-governador Aécio Neves. No mandato de Antônio Anastasia (PSDB), continuou no secretariado, mas à frente da pasta de Obras, até 2010, e na presidência da Gasmig, até 2012.

Foi Anastasia quem o convenceu a participar da transição de governo do ex-prefeito Alexandre Kalil. Em 2017, virou secretário municipal de Fazenda. Concorreu como vice na reeleição de Alexandre Kalil e  assumiu a prefeitura quando Kalil renunciou para concorrer ao governo do estado.

A eleição de outubro de 2024 foi a primeira que ele disputou, aos 77 anos, como cabeça de chapa. A vitória transformou Fuad no prefeito de capital mais velho do país.

Reeleito em outubro deste ano para governar a capital mineira, Fuad passou pela campanha eleitoral em tratamento contra um linfoma abdominal, tipo de câncer sanguíneo. Às vésperas do pleito, contudo, anunciou a remissão total do tumor.

 fonte:ICL NOTÍCIAS -26/03/2025

Related Posts:

0 comentários:

Postar um comentário