sexta-feira, 28 de março de 2025

Adolescência: Delegada explica códigos secretos nos emojis da série da Netflix: “Não foram inventados”

A delegada da Polícia Civil do Distrito Federal, Luana Davico, viralizou nas redes sociais ao explicar os códigos secretos na série da Netflix “Adolescência”, que conta a história de Jamie Miller, adolescente acusado de assassinar uma colega de classe a facadas. O enredo da série, no entanto, apresentou novidades aos pais brasileiros, como os códigos “disfarçados” de emojis nas redes sociais, os quais podem representar perigo aos jovens.

 

 

“Os emojis não foram inventados pela série. Eles são usados por grupos reais de jovens britânicos, muitas vezes como códigos velados para escapar da supervisão de pais e professores. A série se baseou comportamentos documentados por especialistas em segurança digital. Ela [série] traz um retrato impactante dos desafios enfrentados pelos jovens nos dias atuais, explorando temas como a influência das redes sociais, a exposição na internet e os perigos do mundo digital”, escreveu a delegada.

 

Além de trazer os códigos expostos em Adolescência, Luana Davico informou que adicionou mais codificações desvendadas pela polícia. Vamos lá que iremos “traduzir” os emojis e linguagens com a ajuda da delegada.

 

1. Pílula Vermelha (Red pill)

A pílula vermelha faz referência ao filme Matrix. Contudo, atualmente, se tornou símbolo da comunidade “red pill”. Grupo o qual prega que os homens estão sendo oprimidos. O emoji é utilizado para marcar adesão a discursos machistas e radicais.

 

2. Feijão

O emoji de feijão passou a ser uma forma de comunicação entre os “incels”. O grupo, segundo especialistas da área, é composto por homens héteros e frustrados sexualmente. A comunidade costuma criticar abertamente as mulheres por seu "fracasso sexual", partindo da premissa de que todas seriam interesseiras e oportunistas, preocupadas apenas com dinheiro e aparência.

A palavra incel é a junção de duas palavras inglesas “involuntary celibates”, na tradução: Celibato involuntário.

 

3. 100

Conforme demonstrado na série, o emoji “100” faz um “cálculo” que 80% das mulheres sentem atração por apenas 20% dos homens. A proporção também é utilizado pelos incels para justificar seu discurso de que as mulheres são oportunistas.

 

4. O coração e suas cores

Coração vermelho - Amor
Roxo - Desejo Sexual
Amarelo - Demonstração de interesse, flerte incial
Rosa - Carinho sem desejo sexual
Laranja - Apoio entre amigos 

 

5. Bola de futebol americano e palavras-chave


O emoji de bola de futebol americano é uma linguagem utilizada por pedófilos para informar que possuem interesse em menores de idade.

Além disso, os pedófilos podem utilizar palavras-chave em comentários nas redes sociais para disfarçar suas intenções. “Perdoe, pequena” e “Errei, fui Raulzito”, são exemplos delas. Segundo a delegada, os abusadores também costumam publicar fotos de crianças que chamam a atenção deles nas redes sociais utilizando essas expressões.

 

6. Termos secretos

  • P9II ou P999 - Pais estão assistindo
  • POS (Parents onside) - Pais estão por perto / Pais olhando por cima do ombro 
  • #deb - Depressão
  • GNOC (Get naked on camera) - Ficar nu na câmera
  • Hooking up (Tradução: Conectando) - Ter relações sexuais
  • I know a way you can earn money fast (Tradução: Eu sei um jeito para você ganhar dinheiro rápido) - Possível tentativa de obter fotos / Informações para chantagem
  • I know someone who can get you a modeling job (Tradução: Eu conheço alguém que pode te conseguir um trabalho de modelo) - Possível tentativa de obter fotos / elogios para obter algo
  • IRL (In real life) - Na vida real *Traduzido
  • IWSN (I want sex now) - Quero sexo agora *Traduzido
  • #ana - Anorexia
  • #sue - Suicídio
  • #svv - Automutilação
  • #thinsp - “Thispiration” (Tradução: Inspiração magra): Fotos que incentivem à magreza extrema
  • 9 - Os pais estão observando
  • 420 - Maconha
  • ASL (Age, sex, localization) - Idade, sexo, localização *Traduzido
  • CD9 (Código 9) - Os pais estão por perto
  • Crow (Tradução: Corvo) - Cannabis
  • CU46 (See you for sex) - Vejo você para sexo *Traduzido

 

Confira a publicação original da delegada Luana Davico:

 

 

 

OS RED PILLS E A INTERNET


Em abril de 2023, quando ocorreu a crise com as ameças de ataques às escolas, o Bahia Notícias conversou com um especialista na utilização da internet, João Senna, pesquisador com bolsa de pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Na ocasião, o pesquisador relacionou as ameaças com o crescimento da comunidade red pill, que conseguiu mais simpatizantes com a expansão da internet.

 

“As redes não são simplesmente redes sociais, são comunidades da internet que usam determinados sites e plataformas, e tem comunidades de todo tipo. São comunidades que a gente chama de red pill, são pessoas que possuem ódio de “pessoas normais”. Eles utilizam o discurso de que o mundo foi roubado deles, não é necessariamente assim novo, mas se ganhou mais comunicabilidade com as redes sociais”, explicou Senna.

 

Na oportunidade, o especialista também comentou sobre as plataformas que são utilizadas por essa comunidade. Senna citou o caso do “Gamer Gate”, onde usuários de um site de avaliação de jogos passou a ser utilizado para a disseminação de conteúdo misóginos.

 

"Existe uma forte ligação desse pessoal com a cultura dos jogadores de games, você tem uma certa finalidade da criação desses grupos e você teve de alguma maneira o crescimento desse submundo perto desse tipo de comunidade. Tem um caso clássico dos Estados Unidos que é o GamerGate, que foi uma comoção que um site de review de jogos, um site de subcultura de jogos, era ‘feminista demais’ e estava fazendo resenhas para jogos de pessoas trans, de mulheres e etc, e que isso estava de alguma maneira diminuindo a integridade do hobbie, da comunidade de jogadores. Aí você tem uma percepção de quando esse submundo começou a aparecer e frequentar a política e tudo mais”, afirmou.



Fonte: B

Related Posts:

0 comentários:

Postar um comentário