sexta-feira, 28 de março de 2025

Eleições 2026: Prefeito de LEM Júnior Marabá pode sair do PP e quer disputar vaga na Câmara Federal

                                     foto:reprodução/BNEWS


O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP), confirmou que deseja disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Em entrevista ao BNews, ele afirmou que está em processo de construção política e busca fortalecer o grupo na região oeste da Bahia, que atualmente não tem representação na Câmara Federal. Apesar da intenção, disse que segue focado no mandato e avaliará a viabilidade da candidatura.

Marabá também comentou o cenário político do PP na Bahia, destacando a possibilidade de federação com a União Brasil, o que poderia levar o partido ao controle de ACM Neto no estado. Caso isso se confirme, ele admite abrir diálogo para uma possível mudança de legenda. O prefeito reforçou seu alinhamento com o viés conservador de Luís Eduardo Magalhães, mas ressaltou que mantém uma relação institucional com o governo estadual e federal.

Leia a entrevista na íntegra:

BNews - Ano que vem tem eleição, né? Então todo mundo está querendo saber: o senhor vai ser candidato. Tem alguma articulação?

Júnior Marabá - Eu desejo ser candidato a deputado federal. Eu falo que não adianta apenas nós querermos algo, a gente tem que construir. Então eu quero muito, mas estou no processo de construção. Hoje, na região oeste, a gente necessita de uma liderança. Se tem 39 deputados federais da Bahia e nós não temos nenhum representante da região oeste da bacia do Rio Grande. Então, eu quero representar essa população, eu tenho muitos amigos, lideranças políticas, prefeitos que têm solicitado para que eu venha para essa disputa e estou trabalhando para isso. Agora é focar no meu mandato de prefeito e avaliar se isso será possível para o ano que vem, para aí a gente fortalecer também o grupo político. Eu tenho hoje um vice-prefeito muito preparado para, caso seja necessário, assumir a gestão de Luiz Eduardo.

BNews - Agora, o senhor é do PP e o partido está nesse imbróglio, se muda de base, se muda de lado... Como é que você está vendo toda essa questão? Para o senhor, seria confortável o PP mudar para a base de Jerônimo?

Júnior Marabá - Acredito que o PP terá federação com a União Brasil. A partir disto, a ACM Neto fica no controle dessa federação aqui no estado. Então, logo, nós perdemos o nosso poder de decisão. Então, eu vejo que caso isso venha a acontecer, eu vou abrir diálogo, sim, para talvez poder transitar para outro partido. Lá em Luís Eduardo nós temos um município com viés conservador e eu tenho uma política mais de centro-direita. Por mais que eu seja um estadista e tenha um bom diálogo, bons relacionamentos com o governo do estado, com o governo federal, mas nós estamos neste município com esse viés político. Então, eu não me vejo levantando a bandeira do PT em Luís Eduardo Magalhães, mas também não me vejo fazendo oposição ao PT na minha cidade, porque não tem tais motivos. O governador tem sido presente na nossa cidade, as demandas e as necessidades do município tem sido atendidas. Sempre uso o exemplo do hospital, porque se está aberto foi porque o governador esteve junto comigo para nós conseguimos inaugurar este hospital. E eu cito esse exemplo porque é algo que mexe com a vida das pessoas, algo que a população precisa muito, então as necessidades da população estão acima de qualquer viés ideológico e político nosso.

BNews - O senhor já recebeu algum convite de algum partido? Está abrindo diálogo ou não? Está só esperando essa decisão?

Júnior Marabá - Nesta semana aqui, eu acabei dando algumas entrevistas, então algumas pessoas já me procuraram, mas eu vou fazer isso em grupo, com muita calma, com muita tranquilidade, se necessário for. Estava com o deputado estadual Antônio Henrique Júnior, com o deputado estadual Niltinho, conversando sobre esse assunto. Quero conversar com o Zé Cocá, que é o prefeito de Jequié, é um grande amigo, pra gente tomar essa decisão em conjunto e ver qual é o melhor caminho pra nós. Agora, o caminho natural, né, que se esperava, seria o senhor ser apoiador de ACM Neto no ano que vem. Então, isso não vai acontecer. Eu não tenho motivos pra apoiar ACM Neto. Não vejo em Neto essa liderança pra ocupar esse espaço político em relação à oposição. Nós tivemos aí o processo de 2022, do qual eu entreguei a ACM Neto 70% na urna. Então eu tô falando 70%! Foi um trabalho em Luís Eduardo, do qual entregamos esse resultado. Porém, percebe-se que Neto, ele não exerce esse papel de liderança com os seus, com aqueles que te apoiaram, e isso aí coloca ele numa posição muito frágil pro processo do ano que vem.

BNews - Prefeito, vai ter o aniversário agora da cidade. O que o senhor pode adiantar pra gente? Qual a expectativa pra esse evento? Vai ser uma grande festa?

Júnior Marabá - Bom, são 25 anos que comemoramos agora no dia 30 e temos muito o que comemorar. Luís Eduardo Magalhães já é a quinta economia do estado com 417 municípios. É o município que mais cresce na Bahia e agora com esses 25 anos nós estamos comemorando, já iniciando no dia 29, neste sábado, a gente vai ter atrações locais apresentando, também, um show de um nome nacional que é Israel & Rodolffo. No dia seguinte nós temos a tradicional corrida LEM Run. Corrida de 1, 5 e 10 quilômetros. Além também de ter vários brinquedos ali na Praça dos Três Poderes para a criançada poder se divertir também no aniversário da cidade.

Fonte: BNEWS/REPRODUÇÃO/28/03/2025

Related Posts:

0 comentários:

Postar um comentário