quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Economia: “Estou feliz”, diz Lula sobre redução do tarifaço anunciado por Trump nesta quarta-feira (20)


                                         foto:reprodução Ricardo Stukert


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (20/11) que está feliz com o anúncio feito pelo governo dos Estados Unidos de suspender parcialmente o tarifaço sobre alguns produtos brasileiros.

“Estou muito feliz. Quando houve a crise de 2008, o subprime, quando o mundo todo estava caindo aos pedaços, eu disse que seria uma marolinha no Brasil, e durou só um ano, foi o último a entrar e o primeiro a sair da crise. Agora, quando o presidente dos EUA tomou a decisão de fazer a supertaxação, todo mundo ficou nervoso. E hoje estou feliz porque o presidente Trump começou a reduzir algumas taxações que ele tinha feito em alguns produtos brasileiros”, afirmou o petista durante abertura do Salão do Automóvel, em São Paulo.

O presidente disse ainda que as “coisas acontecem” na medida em que o país consegue ter o respeito dos outros. “Em política e economia não tem mágica, tem que fazer o que é possível, na hora que tem que fazer, sem pegar ninguém de sobressalto. (…) Se as coisas forem feitas corretamente, não tem que ter medo se a bolsa vai cair. O país precisa de solidez, tranquilidade e sobriedade”, afirmou durante discurso.

Lula participou nesta quinta da abertura do Salão Internacional do Automóvel, no Distrito Anhembi, zona norte de São Paulo. Promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o evento é considerado o maior do setor automotivo da América Latina e ocorre até o dia 30 de novembro.

Estiveram presentes no evento acompanhando Lula a primeira-dama Janja da Silva; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o ministro do Trabalho, Luiz Marinho; e o Controlador-Geral da Uniao, Vinícius Carvalho.

Fonte: /Metrópoles - 20/11/2025

0 comentários:

Postar um comentário