sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Bolsonaro na Papudinha: 10 presos se espremem em 'ela apertada', ex-presidente fica sozinho em espaço amplo


                                            foto:Kebec Nogueira/reprodução


No Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, a diferença de tratamento entre presos comuns e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chama atenção. Enquanto celas de segurança máxima chegam a abrigar 10 pessoas em apenas 6 m², Bolsonaro ocupa sozinho uma cela de 64,8 m² na chamada Papudinha. As informações são do Uol.

Superlotação


Relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, de novembro de 2024, aponta que as celas do bloco F do PDF 1 foram projetadas para duas pessoas. O espaço ideal seria de 9 m², mas hoje dez presos se apertam em apenas 6 m². A Defensoria Pública do Distrito Federal também denuncia superlotação em todas as unidades. Há casos em que celas com oito camas recebem mais de 20 pessoas.

Estrutura para Bolsonaro

Na Papudinha, Bolsonaro tem à disposição quarto, sala, cozinha, lavanderia e banheiro. O espaço comportaria quatro presos, mas só ele está ali. Segundo o STF, o ex-presidente recebe cinco refeições por dia e pode contar com posto de saúde equipado com médicos, dentistas, psicólogos e enfermeiros. Moraes autorizou visitas da família às quartas e quintas-feiras.

Contraste


A publicação detalha que, enquanto presos comuns precisam se revezar para dormir, em celas abafadas e com mofo, Bolsonaro dispõe de área externa de 10 m² e infraestrutura completa. Antes, na Superintendência da Polícia Federal, sua cela tinha 12 m², com frigobar, TV e ar condicionado.

Críticas


Segundo a reportagem, entidades afirmam que as condições da Papuda afetam a saúde física e mental dos detentos. Problemas de pele e falta de luminosidade são frequentes. Já na Papudinha, a realidade é outra: espaço amplo, ventilação e estrutura diferenciada.



Fonte: Bocão News - 16/01/2026

0 comentários:

Postar um comentário