No Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, a diferença de tratamento entre presos comuns e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chama atenção. Enquanto celas de segurança máxima chegam a abrigar 10 pessoas em apenas 6 m², Bolsonaro ocupa sozinho uma cela de 64,8 m² na chamada Papudinha. As informações são do Uol.
Superlotação
Na Papudinha, Bolsonaro tem à disposição quarto, sala, cozinha, lavanderia e banheiro. O espaço comportaria quatro presos, mas só ele está ali. Segundo o STF, o ex-presidente recebe cinco refeições por dia e pode contar com posto de saúde equipado com médicos, dentistas, psicólogos e enfermeiros. Moraes autorizou visitas da família às quartas e quintas-feiras.
Contraste
A publicação detalha que, enquanto presos comuns precisam se revezar para dormir, em celas abafadas e com mofo, Bolsonaro dispõe de área externa de 10 m² e infraestrutura completa. Antes, na Superintendência da Polícia Federal, sua cela tinha 12 m², com frigobar, TV e ar condicionado.
Críticas
Segundo a reportagem, entidades afirmam que as condições da Papuda afetam a saúde física e mental dos detentos. Problemas de pele e falta de luminosidade são frequentes. Já na Papudinha, a realidade é outra: espaço amplo, ventilação e estrutura diferenciada.
0 comentários:
Postar um comentário