sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Docente 1ª colocada na lista tríplice da UFRB diz que escolha de reitor 'abre precedente perigoso'

Docente da UFRB diz que escolha de reitor 'abre precedente perigoso'
Foto: Divulgação/reprodução
A professora Georgina Gonçalves dos Santos – primeira colocada na lista tríplice para a reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – lamentou o desfecho da escolha do novo reito. Santos disse que foi tentada na última segunda-feira (29) uma posição do Ministério da Educação em favor da escolha interna feita na instituição, mas o órgão não validou o processo. A professora criticou o que chamou de desrespeito ao Conselho Universitário, mas declarou que é preciso se reunir em torno do indicado Fábio Josué dos Santos.

A docente lembrou momentos na história em que o conhecimento foi penalizado e afirmou que o processo de escolha do reitor abre um “precedente perigoso” não só nas universidades como também “nas instituições de modo geral, e que fere de morte nossa autonomia construída com muito esforço”.
 

Santos também levantou questionamentos sobre a motivação do governo federal em interferir na nomeação do reitor. "Pela gravidade da decisão adotada pelo MEC não podemos minimizar o que ocorreu. A pergunta é: por que não foi respeitado o desejo da comunidade da UFRB? Por que o governo brasileiro interferiu na normalidade institucional nomeando o terceiro indicado? Não podemos ser ligeiros ou precipitados nessa análise, mas sim, investirmos todo nosso esforço de compreensão para entender o que aconteceu. Racismo? Homofobia? Misoginia? Nenhuma ingenuidade nos será perdoada", pontuou. Informações do Bahia Notícias.

0 comentários:

Postar um comentário