sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Na Chapada: Clima continua frio no início de agosto; temperatura pode chegar a 9°C

O clima segue frio durante as manhãs e noite, mas o sol aparece durante o dia; mínima de 9°C deve ser registrada em Piatã | FOTO: Açony Santos |
Para alguns municípios que fazem parte da região da Chapada Diamantina o frio intenso deu uma trégua neste início de agosto. Mas em outras cidades ainda há possibilidades de muito frio devido aos registros de temperatura mínima da região que pode chegar até 9°C, como é o caso do município de Piatã (veja aqui).
Em Itaberaba, clima está mais ameno, os termômetros apontaram nesta quinta (1º), para mínima de 20°C e máxima de 29°C. Na sexta-feira (2), a mínima será de 19°C e máxima podendo a chegar a 30°C. Já no sábado (3) haverá maior predomínio do sol e a mínima será de 18°C e máxima de 33°C. No domingo (4) a mínima pode ser de 19°C e máxima de 29°C, com possibilidade de chuvas isoladas.
No município de Nova Redenção a quinta foi de mínima de 15°C e máxima de 27°C. Para o final de semana, a mínima pode chegar a atingir 14°C e a máxima 31°C. Em Utinga, famoso por ser banhado pelo rio que leva o mesmo nome, teve mínima de 16°C e máxima de 27°C. No final de semana, a mínima será de 15°C e máxima pode registrar 30°C, com maior predomínio do sol.
Andaraí registrou nesta quinta mínima de 16°C e máxima de 25°C. Assim como Lençóis terá o fim de semana com mínima que pode atingir 15°C e máxima de 30°C. Em Mucugê, município que abriga o parque municipal Sempre Viva, têm temperaturas que podem variar de 11°C a 24°C, neste fim de semana. “Aqui em Andaraí nada de chuva. Sol e frio durante a noite”, salienta o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais em Andaraí (Cifa), Homero Vieira.
Segundo Vieira, o solo parece uma esponja na região do município chapadeira. “A água some rapidamente. Nossos lençóis freáticos estão muito baixo. Acho que seria necessário uns seis meses de chuvas para reabastecer esses lençóis”, completa o brigadistas voluntário.
No município de Palmeiras a quinta foi de mínima de 13°C e máxima de 24°C. Nos demais dias a variação terá mínima de 14°C e máxima poderá atingir 28°C. Para Seabra, a quinta foi de frio em uma parte do dia com mínima de 12°C e máxima de 23°C. Na sexta o dia ficará entre mínima de 14°C e máxima de 26. O sábado a mínima será 16°C e máxima de 28°C. O domingo será frio com mínima de 13°C e máxima de 27°C. As informações são coletadas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).
Fonte: Jornal da Chapada/reprodução 02/08/19

0 comentários:

Postar um comentário