O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou de estarem tentando “roubar” as eleições dos Estados Unidos e disse que os votos não deveriam ser feitos depois do fechamento das urnas.
A mensagem, postadas em sua conta no Twitter, foi classificada pela rede social como “contestável” ou com “informações incorretas“. O Twitter disse na 2ª feira (2.nov.2020) que iria rotular as publicações que declarassem vitória antes do resultado oficial ou promovessem desinformação.
Pouco antes, Trump escreveu 1 tuíte dizendo que iria fazer um discurso na noite de 3ª (3.nov), anunciando uma grande vitória.
Acompanhe a apuração dos votos nos Estados Unidos aqui.
O candidato democrata, Joe Biden, escreveu no Twitter que não cabe a nenhum candidato declarar vitória. “Esse é o papel do eleitor“, afirmou Biden.
Trump vem colocando em xeque a eficiência do sistema de voto há algum tempo. Em julho, disse que “com a votação universal por correio, 2020 será a eleição mais imprecisa e fraudulenta da história”. Ele não apresentou evidências para comprovar a afirmação.
O republicano tem feito críticas ao sistema que permite que votos sejam contados depois do dia oficial da eleição. Segundo Trump, “a eleição deveria terminar em 3 de novembro, não semanas mais tarde”, escreveu no Twitter em 30 de outubro.
fonte: Poder360 04/11/2020 - 06h:46min.
0 comentários:
Postar um comentário