domingo, 26 de dezembro de 2021

Chuva causa rompimento de barragens e interdição de estradas em todo Vale do Jiquiriçá

 

Chuva causa rompimento de barragens e interdição de estradas no Vale do Jiquiriçá
Foto: Reprodução / Blog Marcos Frahm

O Vale do Jiquiriçá tem sido castigado pelas fortes chuvas que atingiram a região. Com mais de 15 horas de chuvas sem parar, o volume registrado já é considerado recorde por prefeitos.

 

Em Jaguaquara, maior cidade do Vale, bairros como Lagoa, Casca e área central ficaram alagados. Segundo o Blog do Marcos Frahm, na BA-545, rodovia que liga a sede ao distrito de Baixão de Ipiúna a queda de uma árvore provocou a interdição de uma via usada pelos produtores rurais para escoamento da produção agrícola.

 

O rio Casca chegou a transbordar e alagou as ruas de Itaquara, cerca de 10 km de Jaguaquara. Já na BR-420, entre Itaquara e Santa Inês, a correnteza provocou a interrupção do trânsito até a noite deste sábado (25).

 

Em Mutuípe, o prefeito Rodrigo Maicon afirmou que determinaria a retirada de famílias em áreas de risco. No interior de municípios como: Irajuba, Planaltino, Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Maracás, barragens, represas e rios transbordaram.


Brejões


Na cidade de Brejões, também no Vale do Jequiriçá, o prefeito Sandro Correia( Rede) iria decretar estado de calamidade, face as fortes chuvas que caíram na cidade e no distrito Serrana, bem como em toda zona rural do município. O muro do Fórum da cidade caiu, e várias ruas da sede, o calçamento foi destruído. Em várias casas, as águas invadiram e os moradores tiverem que deixar para se abrigar em casas de vizinhos.


O acesso ao município de Amargosa por dentro está interditado, bem como o acesso a BR- 116 (Santos Dumont) de 22 km, as autoridades recomendam prudência para aqueles que precisam passar pela rodovia.


O prefeito  realizou uma reunião nesta madrugada de domingo (26) com toda equipe de auxiliares, como infraestrutura, ação social, visando adotar medidas que minimizem os impactos causados pela torrentes chuvas.





Fonte:BN - c/acréscimo em 26/12/2021

0 comentários:

Postar um comentário