foto:reprodução
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (22), por nove votos favoráveis a condenação a dois contrários. O STF também determinou a cassação do mandato de Zambelli, medida que será analisada pela Câmara dos Deputados.
Essa é a segunda condenação de Zambelli no Supremo neste ano. Em maio, a Corte já havia sentenciado a deputada a 10 anos de prisão pela invasão e adulteração de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a decisão, ela fugiu para a Itália, onde está presa enquanto aguarda o julgamento do pedido de extradição apresentado pelo Brasil.
A decisão foi tomada no julgamento do episódio ocorrido em outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições, quando a parlamentar perseguiu, armada, um apoiador do presidente Lula (PT) em uma rua de São Paulo, após uma discussão.
A maioria da Corte acompanhou o relator, ministro Gilmar Mendes, que destacou o “elevado grau de reprovabilidade” da conduta da deputada, por ter perseguido um homem desarmado em um ambiente público.
Fonte:BN -22/08/2025
0 comentários:
Postar um comentário