quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Política: A má notícia para Bolsonaro, vinda de seu ex-pesquisador eleitoral

 

                                             STF (Moraes) e Agência Brasil (Bolsonaro)


Atualmente, há mais brasileiros acreditando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não está sendo perseguido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), do que o contrário.

A conclusão é de uma pesquisa de opinião do Instituto de Planejamento Estratégico (Ibespe), empresa que realizou os levantamentos eleitorais para a campanha do ex-presidente em 2022.

Segundo o levantamento, 46% da população acreditam que não há perseguição por parte do ministro contra o ex-presidente. Outros 40% avaliam que há, sim, perseguição. Já 13,6% disseram não saber ou não responderam.

Alexandre de Moraes é o relator, no STF, da ação penal contra Jair Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado. No dia 4 de agosto, o ministro determinou a prisão domiciliar do ex-presidente, no bairro Jardim Botânico de Brasília (DF). O julgamento de Bolsonaro pela Corte deve começar no dia 2 de setembro.

A pesquisa do Ibespe foi feita por telefone, com 1.003 entrevistas, entre os dias 1º e 3 de agosto. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%, segundo o instituto, dirigido pelo cientista político Marcelo Di Giuseppe.

Além da campanha de Bolsonaro em 2022, o Ibespe realizou pesquisas para a campanha de João Doria em 2018, quando ele se elegeu governador de São Paulo pelo PSDB, numa “dobradinha” com Bolsonaro – a campanha ficou marcada pelo slogan “Bolsodória”.

O Ibespe existe desde 2003, mas não divulga pesquisas eleitorais. O foco da empresa é em levantamentos para candidatos e partidos políticos.

Fonte: Andreza Matias/Metrópoles - 20/08/2025

0 comentários:

Postar um comentário