O PL gastou mais de R$ 844 mil com a contratação de uma empresa para elaborar conteúdos para as redes sociais pessoais do deputado federal André Fernandes, presidente do partido no Ceará. Somente mais um político foi beneficiado pelos gastos: o deputado estadual Pastor Alcides Fernandes (PL-CE), pai de André e pré-candidato ao Senado.
Segundo documentos obtidos pela coluna na prestação de contas do diretório nacional do PL, a empresa contratada foi a JBD Consulting. O contrato prevê “prestação de serviços de branding, marketing digital, produção audiovisual, gestão de eventos e ativações, ass. imprensa, criação de conteúdo, consultoria e treinamentos”.
Embora o gasto tenha sido feito pela direção nacional do PL, a documentação deixa claro que o partido atende a uma demanda do diretório do Ceará — presidido desde agosto de 2025 por André Fernandes.
O contrato foi assinado pelo PL em março de 2025, época em que André Fernandes já tinha cargo de dirigente no partido. Desde 2024, ele ocupava o posto de secretário-geral do Partido Liberal no Ceará.
Serviços para família Fernandes
Apesar de o contrato formalmente atender aos interesses do PL no Ceará, o escopo dos serviços atende apenas aos interesses de André Fernandes e de seu pai.
Segundo prestação de contas feita pela empresa, os serviços consistem em “as produções específicas para as lideranças políticas: André Fernandes e Alcides Fernandes, bem como o desenvolvimento da identidade visual e linha editorial de publicações de ambos”.
Empresa ligada a aliado de André Fernandes
A JBD Consulting foi fundada em janeiro de 2023 e pertence à influenciadora digital Jakeline Bezerra Diógenes. Conhecida como “marketeira do agro” nas redes sociais, ela é irmã do ex-vereador de Fortaleza Dudu Diógenes, também do PL.
André Fernandes e Dudu Diógenes chegaram a visitar juntos o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em novembro de 2024. Segundo o divulgado na ocasião, a reunião teve como objetivo discutir os rumos do partido no Ceará visando a eleição de 2026.
A JBD Consulting já havia trabalhado com André Fernandes na campanha dele à prefeitura de Fortaleza, em 2024. No período eleitoral, a empresa recebeu R$ 550 mil pelos serviços.
A coluna tentou contato com André Fernandes, por meio de seu gabinete na Câmara dos Deputados, e com o diretório nacional do PL para pedir um posicionamento sobre os gastos, mas não conseguiu contato.
FONTE: JULIANA DAL PIVA/ ICL NOTICIAS - 29/01/2026
0 comentários:
Postar um comentário