foto:reprodução
Uma das manifestantes atingidas por um raio durante o ato organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no Distrito Federal (DF), foi transferida do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Marta, nesta segunda-feira (26/1).
Assista:
O Metrópoles apurou que a paciente transferida é de São Paulo e estava no ato desse domingo com uma amiga, que também foi internada.
Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), três pacientes continuam internados e estáveis no Hran, unidade da rede pública referência no tratamento de queimados. Existem pacientes internados em outras unidades particulares, a exemplo do Hospital Anchieta e do Unimed.
No domingo, logo após a queda do raio, pelo menos seis pessoas desmaiaram. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), mais de 80 pessoas precisaram de atendimento médico, a maioria em função de quadro de hipotermia. Houve registro de várias pessoas com queimaduras nas mãos e no tórax.
Na manhã desta segunda-feira, quatro pacientes que estavam no Hospital de Base do DF (HBDF) receberam alta.
Caminhada
Um raio atingiu a área nas proximidades da Praça do Cruzeiro, onde ocorreu o encerramento do ato liderado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) no domingo (25/1). O parlamentar organizou uma caminha de Paracatu (MG) a Brasília em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foram mais de 200 km de percurso acompanhado por centenas de pessoas.
O empresário Antônio Linhares tem três parentes atingidos pelo raio internados: a irmã, de 42, um sobrinho, de 17, o cunhado, de 44.
O sobrinho, adolescente, está internado e segue em observação em outra unidade de saúde. Já o cunhado apresenta um quadro mais grave e terá de passar por uma cirurgia.
“Meu cunhado está no terceiro hospital. Teve muitas queimaduras e necessidade de cirurgia”, revelou ao Metrópoles.

Durante a tarde desse domingo, Antônio também auxiliou pessoas de fora que estavam no ato do deputado Nikolas.
Entre as pessoas que ele auxiliou, estão duas mulheres de São Paulo. Ambas foram internadas em unidades de saúde da rede privada e uma delas está na UTI do Santa Marta.
As informações mais atualizadas da Secretaria de Saúde, obtidas pelo Metrópoles, são de que todos os feridos apresentam quadro clínico estável e permanecem em atendimento multidisciplinar. Nenhum óbito foi registrado.
- Segundo Corpo de Bombeiros do DF, 89 pessoas foram atendidas na praça do Cruzeiro durante o ato do deputado Nikolas;
- A maioria apresentava quadro de hipotermia;
- 47 pessoas foram transportadas pelas equipes do CBMDF para unidades de saúde do DF;
- 11 demandaram maiores cuidados médicos em função do raio que atingiu o local;
- Segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), 27 pessoas deram entrada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) após serem atingidas por descarga elétrica;
- Outras 14 foram atendidas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Os dados consolidam os atendimentos registrados até as 18h.
- Fonte: Metrópoles - 26/01/2026





0 comentários:
Postar um comentário