Zé Cocá, Vitor Bonfim e Niltinho estão entre o nomes que devem se unir ao PSB da Bahia |
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) se prepara para receber seis políticos baianos, dentre os quais estão cinco deputados estaduais e um prefeito do interior. A expectativa é que, em março, quando a janela partidária for aberta, os seis deixem seus atuais partidos e confirmem a mudança.
A principal estrela dessa mudança política é o prefeito de Jequié, Zé Cocá, que deve deixar o PP, referendando assim o alinhamento que vem demonstrando com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Cocá é visto como uma das principais lideranças do interior baiano, ele foi apoiador da chapa de oposição nas eleições de 2022.
A chegada do prefeito já vinha sendo articulada pelo secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, desde meados de 2025. O próprio gestor municipal não tem escondido o interesse de apoiar o atual governador na disputa pela reeleição em outubro.
Já entre os deputados estaduais, o cenário é de debandada, visto que todos os parlamentares ligados ao Partido Progressista (PP) estão deixando a sigla. A decisão de “abandonar o barco” ocorreu após a sigla decidir realizar uma federação com o União Brasil - principal oposição do PT na Bahia - deixando assim a base petista.
Assim, os parlamentares Niltinho, Eduardo Salles, Hassan e Antonio Henrique Júnior, todos filiados ao PP, decidiram deixar o partido, principalmente por não concordarem com a federação e nem deixarem a base de Jerônimo.
Segundo interlocutores dos parlamentares, em declaração ao Bnews, o PSB já deu o aval para eles serem recebidos, mas ainda ocorrerão conversas com o chefe do executivo estadual para “bater o martelo”. A intenção do PSB-BA é eleger dois deputados federais e os demais reeleitos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Os candidatos a deputado federal pelo PSB serão a presidente da sigla na Bahia, Lídice da Mata, que já ocupa o cargo, e Vitor Bonfim, atualmente ligado ao PV, que já se posicionou como pré-candidato a deputado federal. Sendo esse, o sexto nome a integrar o PSB, é visto como um nome certo para integrar a Câmara de Deputados em 2027.
Em comunicado a equipe do Bnews, a assessoria de Vitor Bonfim confirmou que as discurssões para a filiação estão na fase final, mas ainda não há nada defindo.
"Estamos em fase de tratativas com o partido e nenhuma decisão foi tomada até agora. Temos prazo até o final de março para definir, e essa é uma escolha que precisa ser bem discutida, já que estamos falando de uma eleição para a Câmara dos Deputados", relatou.
Fonte:Héber Araújo/Bocão News - 27/01/2026
0 comentários:
Postar um comentário